Missa na Catedral vai marcar os 60 anos da Diocese e jubileu de Dom José Eudes

Foto: Marcos Luan

A Diocese de São João del-Rei celebra em 2020 os 60 anos de sua criação e instalação. O ano, marcado pela pandemia do Coronavírus, também é de festa para o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento. O bispo completou 25 anos de ordenação presbiteral. As comemorações vão se concentrar no dia 06 de novembro, com uma missa restrita ao clero, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar.

Através da Bula Quandoquidem novae, “visto que a constituição de uma nova Igreja sempre conduz à esperança (…)”, pelo Papa São João XXIII, a Diocese deu seus primeiros passos, se desmembrando da Arquidiocese de Mariana, da Diocese da Campanha e da então Diocese de Juiz de Fora. Desde o dia 06 de novembro de 1960, data da instalação, continua a caminhar sob a proteção de Nossa Senhora do Pilar.

Com um território que abrange 25 cidades e 42 paróquias a Diocese, conhecida pelas tradições tricentenárias e pela sua pluralidade de expressões, foi construída por uma rica história e demonstrações de fé.

“É uma data especial para nós, família chamada Diocese de São João del-Rei. Somos herdeiros de uma rica história de fé e cultura. Somos a Igreja de Cristo que anuncia a Boa Nova. Ao longo dessas seis décadas experimentamos a ação misericordiosa de Deus, manifestada em tantos homens e mulheres que plantaram e conservaram a fé em Cristo. Bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas, que foram instrumentos nas mãos de Deus para tecer essa bela história”, explica Dom José Eudes.

Empossado em fevereiro de 2019, o bispo barbacenense tem motivos em dobro para comemorar. Após suspender as celebrações do Jubileu de Prata Sacerdotal por prevenção ao Covid-19, que seriam realizadas no mês de abril, Dom José concelebrará a missa que será presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

A celebração vai acontecer no dia 06 de novembro, às 19h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Em seguida, haverá solene canto do Te Deum laudamus. Devido à pandemia, e de acordo com as normas sanitárias de prevenção à Covid-19, a participação será restrita. Os fiéis poderão acompanhar através das transmissões ao vivo pelas mídias sociais da Paróquia, pelo site da Diocese, e pelas emissoras de rádio da região: Rádio São João del-Rei/AM, Rádio Emboabas/FM 92,7 +Informação e Rádio Tiradentes/FM.

Veja o convite:

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).