Missas, bênçãos e partilhas marcam Visita Pastoral de Dom José Eudes em Carrancas

Terminou no último domingo, 17, a Visita Pastoral do bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Carrancas. Na ocasião, Dom José Eudes visitou instituições, reuniu com paroquiano, presidiu celebrações, partilhou e confraternizou com os moradores.

A chegada do bispo se deu na quinta-feira, 14, com um animado clima de festa, com repique de sinos e banda de música. “A Vista Pastoral constitui-se em momento privilegiado de contato do Bispo com o povo santo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração do presbitério. Deve ser momento forte de evangelização e animação missionária”, explica Dom José Eudes.

A visita pastoral é exercício da função episcopal prevista e mesmo determinada pelo Código de Direito Canônico. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas confirmando os irmãos na fé. A visita tem por objetivo levar o bispo a ter um contato mais próximo com os padres e com o povo e para conhecer a realidade pastoral de cada paróquia.

“A Visita Pastoral é um momento vivo e dinâmico em que o bispo, passando alguns dias junto da comunidade paroquial, percebe o ritmo e a espiritualidade que são próprios da comunidade. Esses quatro dias de visita pastoral em nossa Comunidade Paroquial de Carrancas favoreceu ainda mais a nossa intimidade e amizade com nosso Bispo Diocesano. Sua presença simples e paterna cativou a toda comunidade que abraçou, desde o início, a acolhida dele em nosso meio”, pontuou o pároco, Padre Lucas Alerson de Souza.

A programação contou com diversas celebrações de missas, visitas as pessoas e instituições, encontros de partilha e confraternização. Em todos os locais em que se encontrou com os paroquianos, Dom José Eudes contou com a companhia do pároco. Além do carinho de pessoas de todas as idades, o bispo também recebia presentes e diversas homenagens. “Pudemos ver nos rostos de muitos irmãos nossos a alegria, a surpresa e a gratidão proporcionados pelo encontro caloroso com nosso Bispo. Muitos se sentiram valorizados através de uma simples bênção ou de um momento rápido de conversa e de atenção. Momentos marcantes foram as visitas aos enfermos, ao Hospital, a benção da pedra fundamental da Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus e as exortações de nosso Bispo aos jovens e adultos que foram crismados. Foram cerimônias marcadas pela fé e pela emoção”, destacou Padre Lucas.

Aproveitando a presença, Dom José Eudes também conduziu o sacramento da Crisma aos jovens da comunidade paroquial.