Missas, bênçãos e partilhas marcam Visita Pastoral de Dom José Eudes em Prados

Terminou no último domingo, 26, a Visita Pastoral do bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Prados. Na ocasião, Dom José Eudes visitou instituições, reuniu com paroquiano, presidiu celebrações, partilhou e confraternizou com os moradores.

A chegada do bispo se deu na quinta-feira, 23, com um animado clima de festa ao som dos sanfoneiros da cidade. Missa e lanche compartilhado abriram a programação. “A Vista Pastoral constitui-se em momento privilegiado de contato do Bispo com o povo santo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração do presbitério. Deve ser momento forte de evangelização e animação missionária”, explica Dom José Eudes.

Na sexta-feira, 24, o bispo pode visitar as escolas da cidade e a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Dom José ainda dividiu a apresentação do programa radiofônico com o pároco, Padre Rondineli Cristino, e pode visitar as instituições da cidade como o Fórum, a Prefeitura e Câmara Municipal.

Em clima de quaresma, Dom José Eudes reuniu com os paroquianos para rezar a Via Sacra e, após a missa, pode conversar com as lideranças de pastorais, movimentos, comunidades e irmandades da Paróquia.

Em todos os locais em que se encontrou com os paroquianos, Dom José Eudes contou com a companhia do pároco. Além do carinho de pessoas de todas as idades, o bispo também recebia presentes e diversas homenagens.

“O bispo representa nosso pai maior na fé diocesana. Ele que nos ensina, nos rege, nos guarda, governa e santifica. Ter o privilégio de recebê-lo em nossa paróquia é, de fato, algo muito especial. É o bispo que vem ao encontro do seu rebanho, da suas ovelhas, para nos santificar através da oração, da benção. Para nos ensinar através da pregação da Palavra de Deus, indicando qual o lugar que devemos nos colocar como Igreja”, pontua Padre Rondineli Cristino.

Segundo sacerdote, a alegria da visita se fez ainda maior por se tratar da primeira comunidade paroquial a receber Dom José Eudes após o período interrompido devido a Pandemia da Covid-19. “Foi um momento privilegiado para o bispo conhecer a realidade da Paróquia, tendo contato direto com as lideranças, indo em cada canto da nossa cidade. Conhecendo a riqueza de nossa paróquia que vai além das belezas da igreja matriz, indo, também para as periferias, com seus dons, carismas e serviços. Ele pode ter momentos especiais com as crianças, os idosos e enfermos, esse rebanho tão misto e rico que são os paroquianos de Prados”.

Já no sábado, dia 25, a programação começou cedo para o bispo, com visita ao hospital, a Associação Municipal de Apoio ao Idoso (AMAI) e a residência de enfermos. Além da benção, Dom José também pode oferecer atenção e carinho a todos. E as visitas não pararam por ai. Na parte da tarde o bispo pode visitar as comunidades urbanas e rurais e se reunir com os moradores para celebrações de missas e confraternizações.

“A proposta da Visita Pastoral é um marco muito grande na vida da paróquia mas, sobretudo, também, na vida do bispo diocesano. É uma oportunidade de estar mais pertinho, junto, da vida paroquial, por isso eu deixo que o padre programe da melhor maneira possível o roteiro da visita. É interessante, pois nós tivemos a oportunidade de visitar, além da parte religiosa, a parte social que tange a vida da cidade. Foi bonito perceber a presença do povo esperando o bispo diocesano, na alegria de receber uma benção especial. Sem dúvida é uma injeção de ânimo para mim, em poder estar junto do meu rebanho”, destaca Dom José Eudes.

Para o último dia, além das celebrações de missas, Dom José participou da Missa e abertura da exposição de fotografias em comemoração dos 50 anos de morte do Monsenhor Eduardo Francisco de Assis e rezar junto com os fiéis mais um dia do Setenário das Dores de Maria.

Você sabe qual o objetivo da Visita Pastoral?