Na manhã do último sábado, 16 de agosto, o Missionário Redentorista, Pablo Vinícius Reis Moreira, foi ordenado presbítero, pela imposição das mãos de Dom Darci José Nicioli, C.Ss.R., Arcebispo de Diamantina (MG). A Ordenação Presbiteral aconteceu na Quadra Poliesportiva Dorense Clube, em Dores de Campos/MG, e foi precedida por uma procissão que partiu da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. A celebração contou com a presença de seus parentes e amigos, além do Superior Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, Padre Marlos Aurélio, C.Ss.R., e do Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, além de membros do clero diocesano, seus companheiros de província e comunidade local.
Para o lema da ordenação presbiteral, o jovem escolheu “Nele, e por Seu sangue, obtemos a redenção!” (Ef. 1,7). Em entrevista ao Portal A12, o neosacerdote contou o motivo da escolha do tema. “O meu lema sacerdotal diz muito sobre a nossa espiritualidade redentorista. Agora, como padre ordenado, sou chamado a leva a Boa Nova do Reino, anunciar a Copiosa Redenção com entusiasmo e alegria. Isto é, levar o amor de Deus para todas as pessoas”.
No início do Rito de Ordenação Presbiteral, durante a Eleição do Candidato, Padre Marlos afirmou que o jovem Missionário é digno do ministério sacerdotal. “Acreditando no percurso que este jovem fez desde sua adolescência, recebendo a formação em nossos seminários redentoristas, acreditando naquilo que seus formadores o transmitiram, conhecendo o Diácono Pablo, damos o testemunho de que ele foi considerado digno!”
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a Ordem é o sacramento da graça, ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos (CIC 1536). Durante a cerimônia, Dom Darci conduziu o jovem para os tradicionais ritos do Pontifical Romano.
Ao responder “quero” às interrogações do bispo, Pablo afirmou publicamente o propósito de aceitar integralmente o ministério sacerdotal, assim como sua promessa de respeito e obediência a ele e seus sucessores. Ao se deitar no chão, enquanto toda a assembleia entoa a Ladainha de Todos os Santos, ele demostrou sua total entrega a Deus. Houve, ainda, a entrega dos paramentos, a imposição das mãos e a prece de ordenação. Em meio a celebração, suas mãos foram ungidas com o Óleo do Crisma, para que santifiquem e ofereçam o sacrifício. Em seguida foram-lhe entregues a patena e o cálice.
Durante a homilia, Dom Darci destacou a maneira como o tema escolhido pelo Padre Pablo Vinícius para a Ordenação Presbiteral ressoa no carisma dos Missionários Redentoristas. “Este tema escolhido por você (Nele, e por Seu sangue, obtemos a redenção!), para nortear o ministério sacerdotal que assume no dia de hoje, diz do nosso carisma redentorista, é esse carisma que nos anima como missionários filhos de Santo Afonso. Proclamar que somente em Cristo, somente Nele, somos redimidos, resgatados, dignificados da condição de filhos e filhas de Deus.”
O Arcebispo de Diamantina ainda direcionou suas palavras ao neo-sacerdote, ressaltando que a redenção é para todos, não para alguns. “Ninguém está fora da Redenção de Cristo, o Seu amor acolhe a todos, e é disso que o mundo precisa, Pablo! Leve a peito esse seu lema. Soma-se a sua Consagração Religiosa, fazer o trabalho do anuncio da Redenção. Soma-se a sua consagração, o seu ser padre, como vocação específica e instrumento a serviço desta missão”.
O jovem é natural da cidade de Dores de Campos e foi na Paróquia Nossa Senhora das Dores que ele deu os primeiros passos para a caminhada vocacional. Segundo o pároco, Padre João Rodrigues de Paula, o momento é de grande alegria para toda a comunidade. “No contexto do Jubileu da Esperança, este acontecimento se reveste de um profundo sentido de renovação da fé e do compromisso missionário. A ordenação de um filho de Dores de Campos/MG evidencia que Deus continua a chamar operários para a sua messe, fortalecendo a missão evangelizadora da Igreja no mundo de hoje. Para a Paróquia Nossa Senhora das Dores, este evento é motivo de júbilo e gratidão, pois testemunha os frutos da fé cultivada em sua comunidade”.
O sacerdote anfitrião ainda reforça a importância de se cultivar a fé e valorizar os trabalhos pastorais desde a infância. “Essa Ordenação Presbiteral é reflexo da semente lançada em seu coração desde a infância, no seio da família e da Paróquia, impulsionando o seu crescimento no serviço ao próximo e na vivência do Evangelho. Sua ordenação não apenas exalta a importância do Sacramento da Ordem, mas também inspira os jovens a discernirem o chamado de Deus em suas próprias vidas. Dores de Campos celebra este momento com imensa alegria e reconhecimento, pois, vê um de seus filhos sendo confirmado na missão de servir a Deus e à Igreja. A cidade, marcada por sua tradição religiosa e devoção mariana, sente-se representada e agraciada pela caminhada vocacional de Pablo Vinícius. O seu sim ao chamado de Deus é um testemunho vivo de que Deus continua a agir na história e a chamar pessoas dispostas a entregar suas vidas pelo Reino. Seu ministério, é um sinal de que a esperança cristã se manifesta na dedicação e no amor ao próximo”, pontua.
Na manha de domingo, 17 de agosto, Padre Pablo Vinícius presidiu sua primeira missa, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, na cidade de Dores de Campos.









































































