Movimento de Emaús organiza encontros de formação para membros

O Movimento de Emaús, na Diocese de São João del-Rei, promoveu nas últimas semanas diversos encontros de formação para os membros, sendo o primeiro ciclo de aprendizado sobre o curso na cidade de São João del-Rei. Os encontros aconteceram nas quartas-feiras, no salão Cônego Jacinto Lovato, da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Estas aulas permitiram aos caminheiros uma maior compreensão de toda a extensão que é o movimento, sendo passado desde a criação, mostrando como foi pensado e elaborado.

Durante os encontros, foi refletido sobre a importância de cada função, a necessidade de respeitar as regras, a importância da postura, comportamento, comprometimento de cada um que trabalha no curso e sobre a relevância da música em todo o processo. “Ao fim das aulas saio feliz de me sentir mais preparada para trabalhar em demais cursos, podendo relembrar diversos detalhes. Além disso, a cada aula, o sentimento de pertencimento só ia crescendo, nos fazendo perceber o quanto Emaús é uma família. Saber da história do movimento nos faz sentir mais confiantes quanto a ele e mais próximos, além de podermos, durante as aulas, revermos nossos amigos e conhecer novos caminheiros. No mais, só tenho a agradecer aos palestrantes, que tiraram um tempinho do seu dia para preparar as aulas e passar novos conhecimentos de forma dedicada para todos nós”, pontua Letícia Magalhães.

Maria Eduarda Neto fez o Curso de Emaús em 2023 e viu os encontros como uma possibilidade de aprofundar sua espiritualidade. “Além de estar com pessoas que amo conviver, pessoas que o Emaús me proporcionou a convivência, foram momentos de grandes aprendizados. Eu fiz o 142° Emaús feminino, no ano passado, e assim que voltei para casa surgiu a vontade poder trabalhar no Emaús, poder proporcionar ou ajudar de alguma forma as pessoas que vão fazer Emaús a experiência que tive, claro que cada um tem sua experiência, mas é algo maravilhoso, não tenho palavras para descrever, e através da escola missionária você aprende ainda mais o que cada momento significa, a preparação que se deve ter, o tamanho da equipe que está por trás disso. Então sim, vale muito a pena participar da escola missionária”, conclui.

Para a conclusão do primeiro ciclo na cidade de São João del-Rei, aconteceu a entrega de certificados, momento muito especial de valorização de todos os caminheiros que se dedicaram durante esses dias de aprendizados.

Fotos e Informações: Melina Camargos | Movimento de Emaús