Multidão de fiéis se reúnem em Matosinhos para celebrar o Padroeiro

Nesta quarta-feira, 14, Festa da Exaltação da Santa Cruz, a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos celebrou mais uma vez a festa do padroeiro. A programação contou com diversos horários de missas, procissão pelas ruas do bairro e benção especial.

Logo pela manhã os fiéis se dirigiram ao Santuário para um café comunitário. Durante o dia, 06 missas foram realizadas junto aos fiéis. Na parte da tarde, o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, presidiu a celebração solene.

Durante a homilia, Dom Jose recordou as palavras do Papa Francisco para a Festa da Exaltação da Santa Cruz. “Quando olhamos para a Cruz onde Jesus foi pregado, contemplamos o sinal do amor infinito de Deus para cada um de nós e a raiz da nossa salvação. Daquela Cruz vem a misericórdia do Pai que abraça o mundo inteiro”. Segundo o bispo, os católicos não “exaltam qualquer cruz, mas a de Jesus Cristo, símbolo do maior amor de Deus para cada um de nós”.

Após a última missa do dia, foi iniciada procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas do bairro. A mobilização foi grande. Ruas enfeitadas, demonstrações de fé, aplausos, orações e lágrimas. Em frente a Escola Tomé Portes del-Rei, uma bela homenagem vocal das crianças. Tudo reforçando a fé e amor ao crucificado.

Ordenado diácono, recentemente, Ronan celebra a data do Bom Jesus junto com a comemoração do seu aniversário. Uma devoção forte e que se intensifica cada vez mais. “Tenho ‘Jesus’ do meu nome (Ronan Jesus) devido à devoção. Ou seja, ela me marca desde o nascimento e me acompanha por toda a vida. Ter nascido no dia do Bom Jesus foi fundamental em minha formação cristã e na vivência da minha espiritualidade. Como devoto, que sou até hoje, me sento totalmente amado por um Deus, louco de amor pelo seu povo, ao ponto de morrer na cruz. Sempre me tocou os devotos se identificarem tanto com o Cristo sofredor e, diante da imagem, olhá-lo, beijá-lo ou tocar nos pés machucados. Através dessa tão bela devoção, aprendemos a entregar a vida, ferida pelo mundo, à Deus e a confiar inteiramente no seu amor”.

No trajeto, Vanda Abreu fazia sua orações e admirava a imagem, toda ornada com flores amarelas. “O Bom Jesus é meu tudo. Minha fortaleza, meu único e verdadeiro amor, minha vida. Sempre recorre a Ele nas minhas orações porque só Ele alivia as minhas dores”, destaca a devota.

Emoção grande, também, para Érick Freitas. O jovem que cresceu participando das atividades pastorais, se viu com a missão de deixar a festa ainda mais bonita. “Ter essa devoção ao Bom Jesus é mais do que especial em minha vida, desde pequeno sempre frequento o jubileu e cada vez que passa esse sentimento é ainda mais intenso, é maravilhoso poder contribuir de alguma forma com a realização da festa, todos os anos ajudo, ainda mais a deste ano em que fiquei por conta da ornamentação da igreja. Foram longas horas de trabalho, apenas no dia 13, os trabalhos começaram às 07 horas da manhã e só terminaram na madrugada do dia 14. É bem cansativo, mas quando vemos tudo pronto, no seu devido lugar, é muito gratificante. Poder retribuir ao Senhor um dom que Ele me concedeu”, explica.

Na chegada da imagem, ápice da emoção. Chuva de papel picado, aplausos, músicas e orações, envolveram os devotos presentes. Padre José Bittar, pároco e reitor do Santuário, conduziu a acolhida. “Olhar para todos os lados, enquanto cantávamos , fazíamos orações e perceber que tudo estava da forma que era antes da pandemia foi difícil controlar as lágrimas, foi um momento de agradecimento ao Bom Jesus pela vida, pela saúde e por proporcionar vivenciar novamente momentos como esses.

“O Bom Jesus me representa fortaleza, é algo que não consigo descrever em palavras. Meus momentos de orações são frequente e coloco aos pés do Bom Jesus minhas tristezas, aflições, mas vivo em agradecimento por toda proteção, sonhos realizados e graças alcançadas. Foi difícil controlar as lágrimas ao ver todos reunidos (após o período de Pandemia). Foi um momento de agradecimento ao Bom Jesus pela vida, pela saúde e por proporcionar, novamente, momentos como esses”, reforçou a pedagoga, Leticia Gonçalves.

Ao término da procissão, no interior do Santuário, os fiéis entoaram o Hino de Ação de Graças e receberam a bênção do Santíssimo Sacramento.

Fotos: Erick Freitas, Fabíola Ribeiro, Jonathas Oliveira, Thiago Morandi, Wálisson Simas, Vanderli Martins e Éder Campos.