Museu de Arte Sacra lança exposição nesta quinta-feira, 13, com peças do século XVIII

A Fundação Museu de Arte Sacra abre as portas, nesta quinta-feira, 13, para a Exposição Temporária “Triunfo Eucarístico”, que reúne um acervo de valiosas peças religiosas utilizadas em celebrações litúrgicas.

O objetivo da exposição é apresentar o acervo de ourivesaria e alfaias religiosas, presentes em paramentos e objetos litúrgicos. Peças das várias Irmandades e Associações religiosas da região. “São nossas peças mais valiosas e antigas oriundas, guardadas a ‘sete chaves’ em nossa reserva técnica por serem anteriores ao séc. XVIII e, no passado, antes da reforma litúrgica, casualmente muito usado em nossas Festas e Procissões”, explica o atual administrador do Museu, Kléber Lima.

Segundo Lima, a exposição também é uma confirmação da fé, principalmente em Cristo, presente da Eucaristia. “Queremos reafirmar a crença no Deus Uno e Trino, sobretudo na Segunda Pessoa da Trindade Divina, que se imola em nossos altares até hoje, deixando-nos o legado dado a toda a humanidade num ato extremo de amor na Ceia de Quinta-feira Santa: ‘Fazei isto em Memória de Mim!”, destaca.

Além do “Triunfo Eucarístico”, o espaço abrigará a exposição “Tapetes de Rua”, do artista e restaurador Carlos Magno de Araújo. Ambas serão inauguradas nesta quinta-feira, a partir das 9h.  O Museu de Arte Sacra fica localizado na ​Praça Embaixador Gastão da Cunha, nº 08, centro.