Muticom reúne 200 participantes e reforça a comunicação pastoral no regional

A Comissão para a Comunicação e Cultura, por meio da Pastoral da Comunicação (Pascom), promoveu nos dias 18 e 19 de outubro, o Muticom do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento aconteceu na PUC Minas – Unidade Coração Eucarístico, em Belo Horizonte (MG) e teve com o tema “A Comunicação como Estratégia para as Relações Humanas.

A segunda edição do Muticom Leste 2 recebeu, aproximadamente, 200 participantes vindos de diversas (Arqui)Dioceses do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Paraná e teve como objetivo propor reflexões sobre a comunicação feita de maneira mais humana e seu papel dentro das atividades dos agentes da Pascom e nas redes sociais. O assessor diocesano de comunicação, padre Rondineli Cristino, e o jornalista do Departamento Diocesano de Comunicação (Dedicom), Lucas Silveira, marcaram presença no evento.

Iniciando as discussões da primeira noite do evento, a palestra de abertura esteve a cargo de Alan Domingues, professor da PUC Minas, que trouxe o tema “Gestão Estratégica das Redes Sociais”. Ele pontuou as mudanças das nossas ações cotidianas, com os avanços do uso, cada dia mais potencializado, das mídias sociais. “Nunca estivemos tão conectados. Nós, que atuamos como comunicadores, precisamos ficar atentos ao comportamento do usuário, todo momento. Temos que ser observadores dessa dinâmica e aplicá-la em nosso favor, como estratégia de comunicação, insights e ideias para atuarmos melhor nas redes sociais”, ressaltou o professor que é estudioso das redes, sociais.

Segundo o Bispo referencial para a Pascom no Regional Leste 2 da CNBB; Dom Gil Antônio Moreira, houve um grande crescimento na participação de agentes e dioceses no campo da Comunicação do Regional Leste 2, em comparação ao evento anterior. “Agradeço por terem aceitado o convite e o tema desse Muticom é algo de grande significação. Não fazemos comunicação apenas por motivos humanos, mas por motivos de fé. Estamos aqui porque somos agentes de pastoral e membros de uma igreja. Portanto, a nossa presença aqui não é apenas técnica, mas uma presença de fé”, ressaltou o bispo referencial para a Pascom no Regional Leste 2 da CNBB.

Informações: CNBB / Leste 2

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).