A Novena de Natal é uma tradição que ajuda os cristãos a vivenciarem a preparação para o Natal no tempo do Advento. Em cada diocese, famílias, vizinhos e comunidades paroquiais se reúnem, ano após ano, para vivenciar os nove encontros que refletem sobre o mistério da encarnação e o nascimento de Jesus. Neste ano de pandemia, apesar das limitações sanitárias, segue vivo o convite a uma boa preparação para a celebração do Natal, mesmo que de forma reclusa ou remota.
Em alguns lugares, como na Província de Juiz de Fora (Arquidiocese de Juiz de Fora, Diocese de São João del-Rei e Diocese de Leopoldina) foram elaborados materiais específicos para serem trabalhados em casa, junto da família, ou por meio digital.
“Por conta da pandemia, as orientações sugerem que a mesma não seja rezada pelos grupos pastorais nas comunidades e também por vizinhos. A orientação maior é que cada família, no contexto da Igreja Doméstica, se prepare para o Natal do Senhor celebrando a novena em família”, explica o padre Lucas Alerson de Sousa, membro da Comissão Diocesana para a Novena de Natal 2020.
Na Paróquia São Francisco de Assis, os religiosos adaptaram a realidade com a dinâmica da celebração. As transmissões vão ser realizadas, ao vivo, direto da casa de 9 paroquianos. Será uma oração em conjunto, interligada pela tecnologia através da rede social da comunidade.