Nazareno festeja Padroeira e celebra 160 anos de Jubileu

Peregrinos da esperança, guiados pela fé e pelo amor maternal de Maria, a comunidade paroquial de Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Nazareno, festejou a Mãe de Jesus na data da sua natividade. Em 2024, de forma muito especial, os paroquianos, devotos e romeiros festejaram os 160 anos do Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré, proclamado pelo Papa Pio IX. As manifestações, que tiveram início em agosto, com a visita da imagem peregrina nas comunidades urbanas e rurais, contaram com diversas celebrações de missas, bênçãos, procissões e manifestações devocionais.

O nascimento de Nossa Senhora ou a Natividade de Maria é uma festa litúrgica da Igreja Católica, celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição. De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais já velhos e estéreis, chamados Joaquim e Ana. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus. Nessa data, muitas festas são realizadas em todo o país. Na região, os festejos se concentram na cidade de nazareno, 53 km de São João del-Rei. A celebração religiosa atraiu os olhares dos fiéis, devotos, que se fazem romeiros da Virgem Maria.

A cidade se movimenta de forma peculiar nesses dias, a passagem dos peregrinos, romeiros e devotos se intensificam na busca pela intercessão da Senhora de Nazaré. As ruas da cidade ficam tomadas pelo agito das barracas e barraqueiros, marcando aquilo que os nazarenenses já estão acostumados que é a parte social intensa.

Segundo o pároco, Padre Márcio Ferreira, o Jubileu Perpétuo faz do Santuário um lugar de reencontro com a misericórdia de Deus, de renovação e resgate da fé. “É um verdadeiro testemunho de fé, com inúmeras graças alcançadas pela intercessão de Maria”. Há também quem participou da festa para receber a indulgência plenária, segundo o decreto datado do dia 19 de fevereiro de 1984, na qual a concede a todos aqueles que visitarem a Igreja, confessarem, comungarem e rezarem nas intenções do Papa em um dos dias da festa.

Para o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, essa peregrinação é uma bela demonstração devocional. ”Um Santuário diocesano é onde o povo recorre, prestando sua homenagem, sua oração a Maria. E sobretudo aqui em Nazareno a bela devoção a Nossa Senhora de Nazaré. E queremos pedir a ela sua proteção por nossas famílias, pelo Brasil e pelo mundo e sobretudo queremos pedir que na festa da Natividade possamos dar um presente a ela: nossa participação na vida da comunidade”, explica.

Depois de nove dias de novena preparatória todos puderam se envolver em um belíssimo jubileu celebrado nos dias 7, 8 e 9 de setembro, terminando nesta terça-feira, dia 10, dedicado à Santo Antônio. Diversas celebrações, pregações, atendimentos de confissões e cumprimento de promessas aconteceram e puderam trazer a presença de Deus à todos que participaram da festa, seja de forma presencial ou conectados pelos meios de comunicação.