Peregrinos da esperança, guiados pela fé e pelo amor maternal de Maria, a comunidade paroquial de Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Nazareno, festeja a Mãe de Jesus na data da sua natividade. Em 2024, de forma muito especial, todos os paroquianos estão se preparando para festejar os 160 anos do Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré, proclamado pelo Papa Pio IX. As manifestações já tiveram início em agosto, com a visita da imagem peregrina nas comunidades urbanas e rurais.
O decreto datado do dia 19 de fevereiro de 1984 concede a indulgência plenária aos que visitarem a Igreja, confessarem, comungarem e rezarem nas intenções do Papa em um dos dias 7, 8 e 9 de setembro. Por intermédio de Maria, Deus tem operado inúmeras graças nas terras de Nazareno e, por isso, em 1962, a Matriz foi elevada a Santuário Diocesano.
A abertura, realizada no início do mês de agosto e contou com bênção e entrega dos estandartes a cada comunidade, produzidos pelas voluntárias da “Casa de Maria”. A imagem vai peregrinar todo o território paroquial até o final do mês de Agosto, quando será realizado uma procissão luminosa do adro do Rosário até o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré no dia 28, finalizando esse itinerário.
O Jubileu vai acontecer de 30 de Agosto à 10 de Setembro e a expectativa é de acolher inúmeros romeiros e peregrinos para celebrar o amor de Deus e as graças derramadas por Ele, através da Virgem de Nazaré.
Colaboração: Carmen Nogueira e Rodrigo Augusto| Pascom
Fotos: Gessica Nascimento | Pascom