As obras da nova Casa de Pastoral da Diocese de São João del-Rei estão caminhando para fase final e já se pode ver a beleza do espaço que instiga a fé e proporciona conforto e espaços para reflexão, como é o caso da Capela que ganhou uma pintura artística de Antônio Batista, retratando a icônica cena bíblica dos Discípulos de Emaús.
Antônio Batista é um artista brasileiro, de inspiração iconográfica, que dedica seus trabalhos a espaços sagrados de Igrejas Católicas em todo o Brasil. Na região, sua obra artística pode, também, ser apreciada na Igreja Matriz de São José Operário, em São João del-Rei.
Segundo Padre Rutiero Carvalho, arquiteto da obra, a dinâmica do espaço da Capela Diocesana de Pastoral foi pensada a partir da proposta de celebrar o Cristo Ressuscitado. “Somos todos chamados a caminhar com o Ressuscitado. Por isso foi escolhido o percurso de Emaús que nos chama ao movimento de escutar a Palavra do Senhor, nos sentarmos à mesa com Ele para, enfim, anunciarmos suas palavras e esse encontro maravilhoso com Ele. Nesse sentido, a composição artística segue esse itinerário”.
“No primeiro painel é possível ver o Ressuscitado caminhando com os discípulos e lhes explicando as escrituras. No painel central está Cristo que parte o pão e se dá nele. Convite para aprendermos a reconhecê-lo no partir do pão de cada Santa Eucaristia. No último painel encontramos os discípulos que voltam a Jerusalém para levar a alegre notícia do encontro com o Senhor”, destaca.
Além da retratação bíblica, no fundo da capela também se encontram painéis artísticos, idealizados para receberem as esculturas de São Tiago e Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Diocese.




















