Nova Forania reúne padres diocesanos em Nazareno

Na manhã desta quarta-feira, 17, padres da Diocese de São João del-Rei se reuniram na cidade de Nazareno para a primeira reunião da forania de Nossa Senhora de Nazaré. O evento, trouxe como tema central a instalação do novo grupo forâneo que acontecerá no início de setembro.

Iniciado com um saboroso café, os padres Saulo Alves (secretário forâneo), Bolivar Resende (tesoureiro), Victor Bertulino e Monsenhor Juvenal Vaz se reuniram na casa paroquial da cidade. Padre Rondineli Cristino, vigário forâneo, foi o anfitrião e condutor da reunião.

Seguindo a pauta, os sacerdotes debateram diversos assuntos, destacando-se a preparação para a cerimônia de instalação da nova forania, que acontecerá no dia 8 de setembro, dentro das festividades do Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da forania.

A celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, e contará com a participação de paroquianos das cinco paróquias: Nossa Senhora de Nazaré (Nazareno), Nossa Senhora da Conceição (Conceição da Barra de Minas), São Gonçalo do Amarante (Ibituruna), Santo Antônio (Itutinga) e São José (Itumirim).

A reunião terminou com um almoço de confraternização.

 

Sobre Forania

Segundo o site catequisar, forania é um grupo determinado de Paróquias dentro de um Vicariato. Cada forania é confiada a um vigário forâneo (título dado pelo bispo a um dos padres dentro de um Vicariato).

Essa união de diversas Paróquias mais próximas, territorialmente, favorece o trabalho pastoral mediante uma ação em comum.

Os padres forâneos são eleitos pelos representantes das Paróquias (párocos e vigários) por 2 anos, que por sua vez, representam aquele território, ou seja, a forania junto ao conselho presbiteral.