Nova imagem de Nossa Senhora será abençoada nesta sexta-feira, 06, em São João del-Rei

Com um pouco mais de 2,7 metros, esculpida em cedro e vinhático, com longos cabelos castanho claros e olhos azuis, a nova imagem de Nossa Senhora da Conceição já instiga a curiosidade dos são-jonenses. Obra de Fernando Pedersini, ela subirá aos altares da igreja de São Francisco de Assis após a cerimônia de benção que acontecerá nesta sexta-feira, dia 06.

Segundo o escultor, a ideia surgiu em 2015, junto com a aquisição da imagem de Santa Beatriz e Santo Antônio de Sant’Ana Galvão. “A ideia, assim como acontece em Salvador/BA, era ter uma imagem de Nossa Senhora de roca (de vestir) além da imagem entalhada. O convite veio da própria mesa administrativa”, explica.

Foram 5 meses de finalização da obra, já iniciada em agosto de 2018. “Já havia confeccionado o rosto e outras partes estruturais para um projeto anterior. Eles viram, gostaram do trabalho e decidiram investir na obra. Por se tratar de uma imagem alta, decidi apresentar um olhar mais cabisbaixo, como se ela estivesse dando atenção ao clamor do fiel”.

Questionado sobre a dificuldade e o diferencial, Pedersini explica que a base, em formato de nuvem, foi a parte mais trabalhosa. “Busquei trabalhar com uma madeira mais leve, aplicando outras técnicas, para esculpir uma nuvem mais ‘algodão doce’, diferente das comumente apresentadas no trabalho barroco. Tentei produzir uma serpente simples, mais realista. Acredito que o trabalho ficou bom”, conclui.

A imagem será abençoada e coroada na próxima sexta-feira, dia 06, às 19 horas, durante na novena solene. A celebração contará com a presença do grupo musical Celebrari.

Fernando Pedersini é são-joanese e já esculpiu diversas imagens para a região e exterior.
25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).