Novena de Natal: reflexão sobre a juventude e a vinda de Jesus

A Novena de Natal é um momento muito especial de oração e reflexão que enriquece a vivência do Tempo do Advento. Uma forma de preparação para o nascimento de Jesus em unidade com a família e a comunidade. Este ano, o novenário traz a juventude como tema central da conversa e possibilitada reflexões e identificação com testemunhos.

Assim como no ano passado, o livreto do roteiro parte de uma comunhão com toda a Província que abrange São João del-Rei, Leopoldina e Juiz de Fora, buscando representar as realidades diocesanas de uma maneira mais direta. “A finalidade principal é expressar a comunhão existente entre as três Igrejas Particulares e levar a parcela do Povo de Deus presente nelas a uma apurada reflexão sobre temas recorrentes na Igreja atual”, explica o seminarista Lucas Alerson, membro da comissão da província para a elaboração do material.

Sobre a temática relacionada a juventude, Lucas explica que a inspiração vem de dois grandes eventos diretamente relacionados ao tema: a XXXIV Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em 2019 no Panamá, e o Sínodo dos Bispos para a juventude, realizado neste outubro próximo. “Diante destes acontecimentos, a Novena de Natal medita a figura de jovens que, na História da Salvação, prepararam o Natal do Senhor na humanidade, tanto no ontem como no hoje de nossa história”, destaca.

Padre Samuel Detomi, um dos responsáveis pela juventude na diocese, fala sobre a importuna de protagonizar o jovem neste período litúrgico. “É importante eles se unirem em oração, nessa preparação para a chegada do Senhor. Isso, em muio aos desafios da juventude. É uma forma de buscar referências, exemplos. De testemunhar a forma que conciliam a vida e a fé que professaram”.

E foi através de seu testemunho que a história de Willian Carvalho, do Distrito do Rio das Mortes, passou a ser conhecida por toda a região das 42 paróquias. O jovem é integrando do Movimento de Emaús e relatou sua caminhada de fé no sexto dia da novena.

“Poder contribuir para a nossa diocese em um trabalho de evangelização é muito bom. A novena de Natal é um momento importante, onde os diversos grupos e as famílias se unem para se prepararem para o Natal do Senhor. Ao aceitar o convite em dar um breve depoimento da minha vivência cristã para compor o texto da novena foi ao início, desafiador, pois existem tantas outras pessoas que tem muito mais testemunhos do que eu para compor o projeto. Todavia, acredito que, de alguma forma, o pouco que faço pôde contribuir para uma reflexão na qual os jovens leigos são chamados a testemunhar um pouco da sua caminhada como cristão. Fico feliz por isso”.

Assim como Willian, outros 8 jovens também deixaram seus relatos e “ajudaram Jesus a nascer”. Em muitos lugares o novenário terminará nessa semana, com uma celebração festiva na igreja da comunidade.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).