O que a Bíblia Sagrada fala sobre os anjos?

No dia 29 de setembro comemoramos os Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica herdou do Antigo Testamento a devoção a estes protetores e intercessores que Deus envia do céu para o cumprimento de seus propósitos na terra.

Os anjos estão presentes na história da humanidade desde a criação do mundo, e estarão até o fim dele também. Por isso, separamos 15 frases, do Antigo ao Novo Testamento, que confirmam sua presença poderosa.

1- Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: “Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento. (Gênesis 16, 11)

2- Deus ouviu o choro do menino, e o anjo de Deus, do céu, chamou Hagar e lhe disse: “O que a aflige, Hagar? Não tenha medo; Deus ouviu o menino chorar, lá onde você o deixou. (Gênesis 21, 17)

3- “Ele respondeu: ‘O Senhor, a quem tenho servido, enviará seu anjo com você e coroará de êxito a sua missão, para que você traga para meu filho uma mulher do meu próprio clã, da família de meu pai. (Gênesis 24, 40)

4- “Eis que envio um anjo à frente de vocês para protegê-los por todo o caminho e fazê-los chegar ao lugar que preparei. (Êxodo 23, 20)

5- Permaneça o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. (Hebreus 13, 1-2)

6- Ou pensas tu que eu não poderia, agora, orar a meu Pai e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? (Mateus 26, 53)

7- Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. (1 Tessalonicenses 4, 16-17)

8- Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor! (Romanos 8, 38-39)

9- Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. (1 Coríntios 13, 1)

10- E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. (Lucas 2, 10)

11- Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. (Lucas 15, 10 )

12- Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e lhe darás o nome de Jesus. (Lucas 1, 30-31)

13- E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. (Atos 1, 10-11)

14- E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória. (1 Timóteo 3, 16)

15- E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. (Mateus 1, 20)

Esses versículos confirmam que os anjos acompanham o povo desde toda a história. Somos beneficiados com essa companhia e podemos contar sempre com ela para alcançar, especialmente, nosso objetivo final: o céu.

Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe o vídeo a seguir:

Informações: a12