O que é psoríase e por que ela se popularizou durante a pandemia?

Ainda que indiretamente, a pandemia da Covid-19 vem agravando quadros de doenças crônicas, como a psoríase, devido ao estresse provocado pelo isolamento e as diversas incertezas ou mudanças de planos pessoas e profissionais, fazendo com que muitos pacientes tenham alteração no tratamentos, levando a um agravamento da enfermidade, uma doença crônica e inflamatória de pele que atinge mais de 5 milhões de brasileiros em uma curva crescente ano a ano.

Apesar de ser uma doença comum, apenas 6% da população brasileira reconhece as lesões da psoríase, e 49% acredita que ela seja contagiosa. Os dados são da pesquisa “Psoríase: conhecimento entre a população brasileira”, realizada pelo Instituto Datafolha e encomendada pela biofarmacêutica AbbVie, que entrevistou 2.080 pessoas de 130 municípios brasileiros em dezembro de 2019.

Mas o que fazer caso seja diagnosticado? Qual a melhor forma de buscar tratamento?

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).