“Obrigado Senhor pela caminhada que fizeste até aqui!”

Obrigado Senhor, pelos dias que se passaram, pela caminhada que fizeste conosco até aqui, nisto temos a certeza que sempre existirá uma aldeia de emaus, para quem te procura. Es a luz, uma voz, uma chama dentro de nós. És Tu Senhor. Nosso consolo está em Ti, porque em nossas aldeias de nossa vida, tem partido o pão para nós, assim as almas se elevam a Ti. Pai, imperfeitos sabemos que somos, contudo nascemos pra te adorar.

Pai meu Pai, nosso pai do céu, teu amor vela por nós, nosso coração se inflama quando nos fala, eis aqui nosso singelo obrigado, tanto que, te agradecemos pelos amigos que nos destes, nossa amizade é fundada em Ti, torna esta aldeia, nossa vida, ainda mais enfeitada, porque sempre há pão pra se partir e abraço pra se compartilhar e assim desejamos, que nada sejamos, que não seja amor.

Todos os nossos dias, caminhou e caminhas ao nosso lado, e nem mesmo as dificuldades e desafios, nos deixaram ou deixam desanimados. Contamos contigo, porque também contas conosco, assim nosso rumo é certo, mesmo que hajam desencantos.

Maravilhoso é estar na tua presença e cremos em ti, bateu o coração, quando saímos para te procurar e de repente na parede te vimos, abrindo os braços para nós, então percebemos que não dá mais pra voltar atrás, Tu És o mar e o barco somos nós, Deus imenso.
Em todos estes tempos tentamos cantar a Ti, entoamos a canção da vida, porque És tu a vida, a brisa leve, doce Deus de ontem, hoje e sempre. Hoje é festa e alegria, por estes anos que vem caminhando conosco, te pedimos, insistimos, fica conosco, pois já é tarde e o dia já declina.

Assim Senhor trazemos os retratos de Emaus, nestes 50 anos, sob as bênçãos da Beatíssima Virgem a Senhora do Pilar. Sentimos que este movimento presente na nossa diocese é culto agradável a Vós, pois as tuas palavras nos diz, que a obra fala por si mesma. Tão igual nossa gratidão, pelos 25 anos de caminhada do grupo Renascer, aqui em Prados sob o Manto de Nossa Senhora da Conceição, ah Maria, oh virgem cheia de graça.

Pedimos Senhor que neste momento nos permita, abrir um parênteses para humanidade e dizer nosso obrigado à Igreja na pessoa de seus Bispos, Padres, Diáconos, religiosos e religiosas que ajudam o Instituto das Comunidades Missionárias de Emaus, presente em tantos lugares de nosso país, a seguir o caminho da evangelização dos jovens. Também neste movimento, nosso coração deseja consagrar a Ti, os leigos engajados, caminheiros e caminheiras, que levam este timão, que plantam a semente no caminho da juventude. Lembramos com saudosa memória, ( Didi e Darilma ) aqueles e aquelas já chamados à tua presença, que um dia disseram aqui neste mundo, emaus enfim sou.

Agradecemos Senhor a constante presença e proteção de Nossa Senhora. Sabemos que Ela passa a frente de nossas intenções, advoga, intercede, segura e anima. Por fim Pai Santíssimo, Deus todo poderoso, consagramos a família de Emaus, desejosos que de seu trabalho missionário surjam muitos frutos, ao teu povo, à Igreja e a cada um de nós em particular. A Ti toda honra, glória e louvor. Pelos séculos, dos séculos. Amém.

 

Texto de Ação de Graças apresentado na celebração eucarística realizada na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Prados, em celebração dos 25 anos de fundação do Grupo de Pós Emaús Renascer e os 50 anos do Movimento de Emaús na Diocese.