Oração e animação marcam evento juvenil da Forania Nossa Senhora da Conceição

No último sábado, 15 de junho, aconteceu na cidade de Resende Costa a primeira tarde de Espiritualidade, Encontro e Partilha voltada para os jovens da forania de Nossa Senhora da Conceição. Com o tema “A Igreja só será Jovem quando o Jovem for Igreja” (Papa João Paulo II), o evento contou com momentos de oração, palestras, dinâmicas, testemunhos, além da visita da imagem de Nossa Senhora da Penha, que está em visitação pelas comunidades da paróquia, dentro do contexto da festa da padroeira.

A programação ainda contou com Adoração ao Santíssimo Sacramento que aconteceu na capela de Nossa senhora Aparecida, sendo um dos pontos mais marcantes do evento. Após a adoração, os jovens subiram em carreata ate a igreja matriz, onde aconteceu a Santa Missa de encerramento. “Estar presente na Articulação jovem foi uma experiência muito importante para mim, pois deu para perceber a dedicação e eficiência do serviço dos jovens em organiza-lo. Também foi legal ver a intenção com pessoas de cidades e grupos diferentes, e ver a animação de todos presente. Experiência incrível”, destaca João Pedro.

Para quem participou do evento, uma bela experiência, como pontua Maria Julia. “A Tarde de Espiritualidade superou minhas expectativas. A Articulação Jovem de Resende Costa teve pouco tempo para poder organizar tudo e pensar nos mínimos detalhes, mas foi incrível e muito gratificante ver o empenho de cada grupo com esse momento. Agradeço o convite do Seminarista Diego para poder ajudar nesse momento junto aos outros grupos, e parabenizo a cada um pelo esforço para que tudo desse certo”.

Segundo Gabriel Souza, unir os jovens da forania foi um grande acerto, além de servir de incentivo para o trabalho juvenil na comunidade. “Muito interessante a ideia de unir toda a nossa forania. Empolgante de se ver a união de pessoas e dos grupos daqui de Resende Costa para que esse evento acontecesse, mostrar que temos todos o mesmo propósito. A tarde de sábado foi muito descontraída, com algumas animações e dinâmicas para os jovens! Gostei da ideia dos testemunhos de jovens para que sirvam de incentivo para tantos outros. Ter uma palestra para um momento de reflexão, muito interessante também. O mais importante, o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento que não poderia faltar de modo algum, ver todos que ali estavam agradecendo”.

Para o pároco anfitrião e assessor forâneo para a juventude, Padre Marcos Alexandre Pereira, ver a juventude envolvida em um evento com boa participação em plena tarde de sábado é um grande motivo para se alegrar. “Isso nos faz ver e acreditar que temos muitos jovens comprometidos com as coisas de Deus e buscando coisas boas”, destaca.

Pensamento similar o do seminarista Diego Cassiano que vêm realizando seu trabalho pastoral na comunidade. Segundo ele, todo esforço valeu muito a pena. “A paroquia se empenhou com todos seus movimentos juvenis para acolher os visitantes. Foram dias de trabalho, onde cada grupo se dedicou em dar seu melhor para que tudo ocorresse bem. Ao final, vemos como tudo valeu a pena”.

E a iniciativa não vai parar por aí. Para 2025 já foi sorteada a nova paróquia que vai acolher o evento. Será a vez, no caso, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Prados. A Forania Nossa Senhora da Conceição ainda é composta pelas Paróquias das cidades de Dores de Campos, Barroso, Lagoa Dourada e Tiradentes.

Colaboração: Seminarista Diego Cassiano