Entre os dias 24 e 27 de junho aconteceu no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, o Retiro Espiritual do Clero da Diocese de São João del-Rei. O evento anual, reúne bispo e presbíteros no local situado à 75 km de Belo Horizonte e 19 km de Ouro Preto, para momentos de oração, cuidado espiritual e encontro com Deus.
“O retiro é sempre um bom momento para se dar uma pausa com nossa rotina e buscar ter um contato íntimo com Jesus Cristo. Podemos, assim, rezar ao longo desses dias”, destaca o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento.
Este ano o pregador foi Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo de Camaçari/BA. Através de meditações, trabalhou sobre comunhão, participação e missão. “A importância de meditar esse tema é estar unido ao papa Francisco e esse caminho que a Igreja tem feito. O retiro é a oportunidade para mergulharmos nas insondáveis riquezas de Cristo. é a partir dessa experiência que nós ganhamos o novo ardor missionário, não se descuidando da vida espiritual que é um polo importante na vida do presbítero”, pontua.
Além das pregações, a programação contou, ainda, com adoração ao Santíssimo, oração do terço, confissões, missas, laudes e partilhas. Ao final da experiência, um saldo positivo. “O Espirito nos conduziu neste dias para renovar, nossa vida, nossa espiritualidade, nosso sacerdócio. Com certeza este retiro fez nosso coração arder. E reacende a chama do dom de Deus em nós. Agora, voltamos para nossa casa e paroquia, abastecidos para continuarmos testemunhando Nosso Senhor Ressuscitado. Rogamos a Nossa Senhora do Pilar, mãe amorosa do clero e apoio seguro, padroeira da nossa Diocese, ela que se deixou conduzir pelo Espirito, que nos ajude anunciar a todos a mensagem de salvação”, conclui Padre Marcos Alexandre, representante diocesano dos presbíteros.
Imagens: Padre Rondineli Cristino | Assessor Diocesano de Comunicação
								





















