Está percorrendo na Diocese de São João del-Rei o Oratório do Sagrado Coração de Jesus, símbolo do 18° Congresso do Encontro de Casais com Cristo (ECC), em comemoração do Jubileu de Ouro (50 anos à serviço da família). A peregrinação teve início em 2020 e deve passar por diversas paróquias mineiras do Regional Leste 2. A primeira a receber o símbolo religioso foi a Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Luminárias.
Segundo Nirleia Oliveira que, junto com o esposo, Antônio Carlos de Oliveira, são o Casal Diocesano, a visitação do oratório peregrino é uma forma de incentivar e estimular os fiéis a conhecer o Encontro de Casais com Cristo (ECC) que promove a união entre os casais e a evangelização da família. “É uma forma de preparar e motivar para os serviços junto da comunidade. Todo esse Serviço-escola conta com o apoio dos diretores. Em nossa diocese, em especial, do bispo, Dom José Eudes e do nosso Diretor Diocesano, padre Antão Roberto de Melo”, pontua.
A atividade é uma forma de mobilizar o ECC para o 18° Congresso realizado a nível do Regional Leste da CNBB (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo). O evento vai acontecer no dia 02 de Julho, no Colégio Marista Diocesano, na Arquidiocese de Uberaba.
Sobre a peregrinação


Iniciada em 2020, a imagem deve percorrer por diversas paróquias da Província, integrada pela Arquidiocese de Juiz de Fora, e nas Dioceses de São João del-Rei e Leopoldina. Ao todo 15 paroquias da Diocese de São João del-Rei devem receber a visitação. Além de Luminárias, paróquias como São Sebastião, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Auxiliadora já receberam a visita. A partir de domingo, 30, o oratório segue para Itutinga, logo após Carrancas, São João del-Rei, Barroso, Dores de Campos, Prados, Resende Costa.
A capela pode visitar paróquias sem ECC, mas aquelas que contam com o Serviço-escola são priorizadas.
18° Congresso do ECC
Já é tradição do ECC celebrar, de 4 em 4 anos, se intercalando, os congressos regionais e nacional. Neste ano, devido à pandemia, a solução encontrada para a realização do evento foi adaptá-lo ao formato on-line (cerca de 90% online e aproximadamente 20 pessoas presencialmente).
Este ano o evento terá como tema central “ECC: 50 anos de júbilo e missão a serviço da família” e lema “Avancem para águas mais profundas e joguem as redes para a pesca” e deve acolher diversas pessoas entre bispos, sacerdotes e casais, vindos da Região Leste.
O que é o ECC?
O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é ser Igreja hoje e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a justiça social.
A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocações. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12 / DN-pág. 13).
Colaboração: Gabriela Lima de Mello






