Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo completa 270 anos em SJDR

Na manhã do último domingo, 11, a história cidade de São João del-Rei celebrou os 270 anos da presença da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo na cidade. Missa e rasoura marcaram as comemorações.

A devoção a Nossa Senhora do Carmo em São João del Rei teve início na então matriz do Pilar e já em 1727 sua imagem era venerada em um dos altares existindo, também a Confraria do escapulário.

Instituída sua Irmandade, em 1732 iniciaram a construção de igreja própria, elevando, em 1746, como Ordem Terceira e filiada a Ordem Primeira dos Carmelitas. Sua festa é então celebrada desde a instituição da Irmandade, com Novena, missa solene, procissão e Te Deum, sempre com grande pompa e solenidade, abrilhantada pela Orquestra Ribeiro Bastos, desde 1925.

Na chegada da rasoura, os fiéis adentraram ao templo mariano onde entoaram o solene Te Deum-laudamus.

27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).