A Matriz de Santo Antônio, na histórica cidade mineira de Tiradentes, recebeu nesta segunda-feira, 19, a visita técnica do organeiro espanhol, Frédéric Desmottes. O especialista no instrumento analisou o estado do órgão e afinou duas flautas. Na conclusão, disse que o órgão está em perfeito estado de funcionamento. Todo trabalho contou, ainda, com a supervisão da equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Construído pelo mestre português Simão Fernandes, no ano de 1785, o órgão de tubos é um dos mais importantes instrumentos musicais do país. Seu som é produzido pela passagem do ar comprimido através dos tubos de metal e madeira, ele é considerado um dos mais antigos de toda a música ocidental e muito presente no contexto histórico da liturgia cristã.
Segundo o pároco, padre Álisson André Sacramento, por se tratar de um instrumento antigo, ele requer muitos cuidados. “Seja na execução dos músicos, como, também, nesta parte de vistoria e análise. Os cuidados são de extrema importância”, explica.
Em 2007 ficou iniciada uma restauração no instrumento, concluída no ano de 2009. Já em 2019 o órgão passou por uma afinação, mas, só agora, com a visita de Desmottes, foi possível afinar as duas flautas que se encontravam irregulares. “Manter esse cuidado é fundamental. É um instrumento de uso litúrgico, que faz parte da história e que atrai os olhares de todos, inclusive de visitantes e turistas”, pontua o sacerdote.
Confira como foi a visita técnica do organeiro espanhol, Frédéric Desmottes:






