Padre Claudir toma posse como pároco na Paróquia de Fátima, em Lavras

Sorrisos, abraços e muitos aplausos marcaram a chegada do Padre Claudir Possa Trindade na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Lavras, na noite desta quinta-feira, 28, dia que a Igreja celebra a Festa dos Santos Inocentes. Através de uma celebração festiva, Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, empossou o sacerdote como novo pároco da comunidade paroquial.

Com o templo repleto de fiéis, familiares e amigos, Padre Claudir foi acolhido com uma bela homenagem. Logo no início da missa –  que contou, ainda, com a presença de diversos padres da região – Padre Clayton Nogueira, Vigário da Forania Sant’Ana, fez a leitura da provisão canônica, também assinada pelo Chanceler do Bispado, Padre Álisson André Sacramento. Padre Claudir também fez sua profissão de fé e, tocando o Evangelho, fez o juramento de fidelidade ao bispo e a Igreja.

Segundo o bispo diocesano, o sacerdote é ordenado para servir onde Deus o chamar e enviar em missão. “Obrigado Padre Claudir pelo seu ‘sim’, pelas ajudas e dedicação aos irmãos presbíteros mesmo estando em ano sabático. Agora ele inicia essa nova missão, junto dessa comunidade. Vocês vão poder conhecê-lo melhor e caminhar juntos com ele nesse trabalho de evangelização”.

Seguindo os tradicionais ritos, o sacerdote recebeu a chave da igreja, juntamente com alguns outros símbolos importantes para a caminhada pastoral como a chave do sacrário, a concha do batismo e a estola roxa, representando o Sacramento da Penitência. Ao final da missa, após a homenagem da comunidade, o padre realizou o discurso de agradecimento.

A nova missão do sacerdote foi depositada sob a proteção da padroeira, Nossa Senhora de Fátima. “Que Deus abençoe o Padre Claudir e que Nossa Senhora de Fátima lhe proteja nesta nova missão de ser o nosso pároco”, destacou o paroquiano Leo Pereira nas Redes Sociais.

Sobre a comunidade paroquial

Em 2023 a comunidade paroquial celebrou os 20 anos de instalação da Paróquia. A histórica teve início no ano de 1958, quando então os padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus atuavam juntamente com a comunidade do Bairro Nova Lavras, decidiram pela construção, no bairro, ao lado de um cruzeiro onde hoje se situa a Igreja Matriz, de uma Igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário, porque, naquela época, ocorria anualmente um encontro no cruzeiro, organizado pelos congadeiros, para celebração da festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito.

Todavia, com a visitação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a esta cidade, cuja imagem percorreu o Bairro da Nova Lavras, debaixo de numerosos arcos de bambu, dirigindo-se até o cruzeiro, decidiu-se pela mudança do nome da padroeira, passando a capela a denominar-se Nossa Senhora de Fátima, em memória daquele belo acontecimento.

Passados os anos, e durante o pastoreio de Dom Waldemar Chaves de Araújo, então Bispo de São João del-Rei, surgiu a necessidade de se criar em Lavras, no ano de 2003, a quarta paróquia desta cidade, contando, hoje com 6 comunidades urbanas e 1 comunidade rural.

Fotos: Wellington Antonio