Padre Elissandro toma posse como administrador paroquial no Rio das Mortes

Neste último domingo, 24, na Igreja Matriz de Santo Antônio, a Paróquia de Santo Antônio e da Bem-Aventurada Nhá Chica, acolheu o seu novo administrador paroquial, padre Elissandro José Campos de Carvalho. A posse canônica e celebração da Eucaristia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

Antes de iniciar a celebração, a banda de música Lira do Oriente Santa Cecília, recebeu o sacerdote no adro da Igreja Matriz e executou algumas composições para dar boas-vindas. Em sequencia foi iniciada a Santa Missa.

Como consta no rito, após a saudação inicial, o chanceler do bispado, padre Alisson André Sacramento, leu a provisão de posse. Padre Elissandro, em sequência, realizou diante do bispo a Profissão de Fé. Após as leituras, antes do anúncio do Evangelho, padre Elissandro recebeu o Livro dos Evangelhos das mãos do bispo e proclamou o evangelho da liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum.

Na reflexão, Dom José Eudes, agradeceu ao ex-pároco, padre Geraldo Sérgio França, pelo trabalho exercido a frente da paróquia nos últimos três anos. Pediu oração para o novo trabalho pastoral do padre Elissandro junto da paróquia e exortou para que os paroquianos do Rio das Mortes continuassem contribuindo no trabalho pastoral que já vem sendo exercido.

O bispo continuou a sua homilia refletindo o Evangelho dizendo que “a necessidade de cada um de nós buscarmos a nossa conversão no fundo do nosso coração. É interessante que percebamos que no fundo deste Evangelho, Jesus enxergou Simão e André lançando as redes para a pesca e Jesus os convidou para segui-los, transformando-os em pescadores de homens”. E finalizou, “é interessante que este Evangelho nos convida a rezar pelo padre Elissandro nessa nova missão que ele inicia junto desta paróquia de Santo Antônio e Beata Nhá Chica.

Após a homilia, o administrador paroquial renovou as promessas sacerdotais e recebeu das mãos dos bispos as chaves da Igreja Matriz e do Sacrário, a concha para o Batismo e a estola roxa para ministrar o sacramento da penitência, instrumentos para desempenhar a sua missão junto ao novo pastoreio.

Nos ritos finais da celebração, o representante do Conselho Pastoral Paroquial, Willian Carvalho, leu uma mensagem. Em sua fala, o texto reforçou a acolhida do novo pároco e exaltou o espírito de unidade da paróquia e a disponibilidade de trabalhar em prol da Igreja de Jesus Cristo.

Padre Elissandro também leu uma mensagem para sua chegada. Iniciou a sua fala lembrando o refrão meditativo do salmo da liturgia do dia, ressaltando os sentimentos de súplica e louvor ao Senhor da messe. Lembrou do poder da fé e enalteceu que por ela somos capazes de realizar coisas surpreendentes e enxergar os planos de Deus da missão que Ele mesmo nos convida a seguir. Agradeceu ao bispo por todas as oportunidades a ele oferecida. Também agradeceu as duas paróquias que exerceu o seu ministério, as paróquias de Nossa Senhora da Conceição de Ijaci e de São Sebastião de Lavras. E finalizou agradecendo a acolhida da nova paróquia.

Ao fim, o chanceler do bispado leu a ata de posse e o bispo abençoou os fiéis, encerrando a celebração.

Texto e Fotos: Willian Carvalho