Padre Geraldo tomará posse neste domingo, 01º, na Paróquia Senhor dos Montes

A Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte, em São João del-Rei, se prepara para acolher o novo Administrador Paroquial, Padre Geraldo Magela da Silva. A cerimônia de posse vai acontecer no próximo, dia 1° de março, durante a Santa Missa das 7h30, na igreja de Nossa Senhora da Saúde.

A nomeação do sacerdote para o cargo foi divulgada no início de fevereiro, após o bispo diocesano, dom José Eudes Nascimento, emitir uma circular. Além de exercer a nova função, padre Geraldo Magela também continuará atuando como Vigário Geral da Diocese e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar.

A função de Administrador Paroquial

O administrador paroquial possui a mesma função de um pároco na referida comunidade. “O pároco é o pastor próprio da paróquia a ele confiada; exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano, em cujo ministério de Cristo é chamado a participar, a fim de exercer em favor dessa comunidade o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação também de outros presbíteros ou diáconos e com a colaboração dos fiéis leigos, de acordo com o direito.” (Cân 519)

O mesmo se define ao administrador paroquial que “apresenta os mesmos deveres e os mesmos direitos que o pároco, salvo determinação contraria do Bispo diocesano.” (cân. 540, §1). A diferença, no caso, se dá ao período temporal de cada função. Enquanto o pároco é nomeado para uma função mais estável, o administrador possui um cargo mais instável, provisório até, podendo ser transferido a qualquer momento.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).