Padre Jorge participa de preparação para “Jubileu 2025” em Brasília/DF

A Igreja está em preparação para celebrar mais um Jubileu ordinário em 2025 que tem como tema: “Peregrinos de Esperança”. No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Equipe de Animação do Jubileu, vem realizando um encontro, em âmbito nacional, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF). A iniciativa teve início nessa segunda-feira, 29, e segue até o fim da tarde de hoje, 30, e têm o objetivo de situar as dioceses quanto à proposta do Jubileu e animar sua organização nas Igrejas locais.

Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, do Vaticano, e também organizador e coordenador do Jubileu de 2025, participa como convidado especial no encontro que reune aproximadamente 300 representantes de todas as dioceses do Brasil. Padre Jorge Wilson Fonseca, Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de São João del-Rei, participa do evento que também conta com as presenças do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro; o arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa e o Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella.

“Nesses dois dias estamos vivenciando uma experiência muito positiva no encontro em ‘Preparação ao Jubileu da Esperança – 2025’. Tivemos um bom panorama sobre o cenário da evangelização na Igreja do Brasil e acolhemos as indicações seguras de Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, sobre o caminho que devemos percorrer neste ano de preparação e, sobretudo, no ano jubilar. A tônica do encontro centra-se na espiritualidade e indicações pastorais para a boa vivência do Jubileu. Esperamos viver com intensidade esse momento de graças desejado pelo Santo Padre”, pontua Padre Jorge.

A pauta conta com formações sobre o panorama da ação evangelizadora a partir da CNBB; desafios da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; O Jubileu nas Sagradas Escrituras e os anseios do Papa Francisco para o Jubileu da Esperança em 2025. Já nesta terça-feira, estão previstos estudos das temáticas sobre a celebração do Jubileu e propostas para sua realização. Também vai haver uma mesa redonda sobre as perspectivas para o Jubileu no Brasil.

O encontro será encerrado às 19 horas, com uma celebração eucarística presidida por Dom Rino Fisichella, na Basílica Santuário São Francisco de Assis, em Brasília (DF).

Jubileu 2025

O Jubileu é um evento especial da Igreja Católica que se repete a cada 25 anos, também chamado Ano Santo. Trata-se de um ano de perdão, de reconciliação e indulgência. Os fiéis que se dirigirão e visitarão as Basílicas designadas poderão receber a indulgência plenária. O último Jubileu se realizou em 2000 no papado de João Paulo II. O próximo será em 2025, exatamente 25 anos depois. O Ano Santo é proclamado pelo Papa e tem início com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.