Padre Leonardo Pinheiro conduz formação para os seminaristas sobre a Fração do Pão

O seminaristas do Seminário São Tiago participaram nesta semana de momento de formação com o Padre Leonardo Pinheiro, Assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB e da Comissão especial para a Causa dos Santos. A formação trabalhou o gesto litúrgico da Fração do Pão, tema do mestrado do palestrante.

Este momento de formação foi uma iniciativa do Padre Elissandro Carvalho, diretor espiritual do seminário. A direção espiritual tem como objetivo promover um crescimento de fé na vida dos seminaristas, e acontece mensalmente.

Segundo o seminarista Jeferson Coimbra, o encontro foi de extrema importante para que eles que aspiram o sacerdócio, por abordar um dos gestos litúrgicos que envolve a celebração da Eucarística, que é a fração do pão.

“À luz do que foi abordado, percebe-se que a fração do pão é um gesto litúrgico por excelência. Quando lemos a narrativa do encontro de Jesus Ressuscitado com os discípulos de Emaús, vemos que foi a partir desse gesto que eles reconheceram o Cristo no meio deles. Do mesmo modo, na Santa Missa, a comunidade pode reconhecer o Cordeiro de Deus que se doa em alimento na Eucaristia, se atentando para esse momento dentro da liturgia”, explica.

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).