Padre Neidir é empossado como Administrador Paroquial de Ingaí

Na noite de sábado, dia 24 de setembro, em uma missa presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, foi dada posse ao novo Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião de Ingaí, Padre Neidir Antônio Nogueira do Vale.

Padre Neidir tem, desde sempre, uma ligação afetiva e histórica com a paróquia. Ele era o padre que atendia enquanto comunidade em 1999, há 23 anos, quando a paróquia foi criada.

Na cerimônia de posse do novo administrador, dom José Eudes agradeceu os préstimos do antigo pároco, Padre Rodrigo Coimbra, recentemente transferido para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Minduri, e também expressou sua gratidão pela imediata aceitação de Padre Neidir em abraçar o novo trabalho sacerdotal, assim como a renovação de seu sim à obediência presbiteral, voto que todo sacerdote faz em sua ordenação sacerdotal.

Foi lida a provisão de posse do novo administrador e o bispo esclareceu sobre a simplicidade da celebração, que não contou com os tradicionais ritos de posse canônica, uma vez que o exercício da administração paroquial é prevista para ser mais breve, por um período de tempo menos extenso do que de um pároco. Também foram prestadas homenagens da comunidade ao novo administrador.

Nas homenagens, os paroquianos de Ingaí ressaltaram o carinho e a atenção de Padre Neidir, que não mediu esforços para que a comunidade então pertencente à paróquia de Luminárias, fosse elevada a Paróquia.

Por fim, Padre Neidir, com seu bom humor tradicional, embora sempre muito sério, destacou o quanto o tempo passou, mas que seu afeto pela comunidade ingaiense permanece o mesmo e ressaltou ainda o quanto é grato pelos aprendizados obtidos em nossa comunidade, naquele momento de sua caminhada sacerdotal na diocese.

Além de administrador paroquial de Ingaí, Padre Neidir cumula ainda os cargos de Pároco da Paróquia São Sebastião de Lavras e de Capelão da Capela de Santa Efigênia do Oitavo Batalhão de Polícia Militar de Lavras, onde além de Padre, o sacerdote também é militar.

TEXTO: Professor e Historiador Vinícius Ferreira Batista
FOTOS: Reprodução da PASCOM da Paróquia de Ingaí