Padre Ricardo toma posse na Paróquia São João Bosco

A Paróquia São João Bosco recebeu seu novo pároco, Padre Ricardo Sacramento, no último dia 30 de janeiro. A Santa Missa presidida por Dom José Eudes marcou o início da missão de Padre Ricardo como pároco e reitor do Santuário São João Bosco.

Padre Ricardo tem 59 anos, é são-joanense e sua família reside na Paróquia São João Bosco, onde ele deu seus primeiros passos na fé, desde o batismo até sua ordenação presbiteral ocorrida há 25 anos, no dia 8 de dezembro de 1995.

A celebração contou com a presença de diversos sacerdotes, do inspetor salesiano padre Natale Vitale Forti SDB, do vice-inspetor, padre José Ricardo Mole, além de outros padres salesianos, do vigário geral da Diocese de São João del-Rei, padre Geraldo Magela da Silva e do Chanceler do Bispado, padre Álisson André Sacramento.

A posse canônica é o ato pelo qual o padre torna-se responsável legal da paróquia enquanto instituição, além de liderar a comunidade do ponto de vista pastoral, tornando-se um pai espiritual para os fiéis que compõem essa porção do povo de Deus. Assim sendo, faz parte dessa celebração a assinatura da documentação, a leitura da provisão e da ata de posse, que foi feita durante a Santa Missa pelo Padre Alisson Sacramento, responsável por essa documentação na Diocese de São João del-Rei.

Outro momento importante é quando o bispo diocesano entrega ao novo pároco alguns objetos simbolizando a nova missão, tais como a chave da igreja matriz, a chave do sacrário, a concha utilizada para a celebração do Batismo e a estola roxa, simbolizando o sacramento da Reconciliação, ministrada pelo padre através da confissão individual.

Padre Ricardo renovou sua profissão de fé e fez o juramento de obediência ao bispo diocesano, tendo suas mãos postas sobre o livro dos Evangelhos, pela fidelidade a Jesus Cristo, em sua nova missão de pastor do povo de Deus, na Paróquia São João Bosco.

Após realizado o rito de posse, Dom José Eudes motivou Padre Ricardo para que fosse até sua mãe, dona Maria da Conceição, para pedir a benção diante da nova missão assumida, sendo esse também um momento marcante da celebração. O sacerdote também exercerá a função de  diretor da comunidade salesiana, cargo confiado pelo inspetor salesiano.

Em sua fala de agradecimento o novo pároco recordou seu lema de ordenação “Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”, dizendo da necessidade de configurar-se a Cristo, Bom Pastor, para bem exercer sua nova missão. A assembleia presente participou da celebração em espírito de oração e acolhida ao Padre Ricardo, que veio de coração aberto assumir esse múnus pastoral.

Fotos e informações: Pastoral da Comunicação