Sorrisos, abraços e muitos aplausos marcaram a chegada do Padre Thairo Guimarães Mesquita na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em Luminárias, na noite desta quinta-feira, 01º. Através de uma celebração festiva, na primeira semana do Advento, Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, empossou o sacerdote como novo administrador paroquial da comunidade.
Com o templo repleto de fiéis, familiares e amigos, Padre Thairo foi acolhido com música, apresentação folclórica e belas palavras do Monsenhor Waldir. Logo no início da missa – que contou, ainda, com a presença de diversos padres da região – Padre Neidir Nogueira fez a leitura da provisão canônica. Padre Thairo também fez sua profissão de fé e, tocando o Evangelho, fez o juramento de fidelidade ao bispo e a Igreja.
Segundo o bispo diocesano, o sacerdote é ordenado para servir onde Deus o chamar e enviar em missão. “Você não está sozinho. Tem muitos leigos e leigas que estão dispostos a caminhar com você nessa nova missão. Assim como muitos padres aqui presente. Cada um de nós somos chamados a ajudar, de verdade, na construção desse Reino, proposto por Jesus”.
Seguindo os tradicionais ritos, o sacerdote recebeu a chave da igreja, juntamente com alguns outros símbolos importantes para a caminhada pastoral como a chave do sacrário, a concha do batismo e a estola roxa, representando o Sacramento da Penitência.
Ao final da missa, após a homenagem da comunidade, o padre realizou o discurso de agradecimento. “Louvo e agradeço a Deus por ajudar-me até aqui, neste momento, e roga especiais Graças do Céu sobre essa nova missão, concedida a mim, seu indigno servo. Esse é um momento de reconhecimento e gratidão (…). Uma Luminária serve para complementar a luz do ambiente, outro tipo de luminária consegue dar aconchego e intimidade ao local. Acho que é por isso que sempre quando aqui estive, sentia isso, cidadezinha aconchegante, gotosa de estar, porque seu povo, um completando o outro, sabia ser luz e irradiava e irradia luz. Permitam-me juntar a vocês, mesmo que, possa as vezes minha fagulha de luz, perder seu brilho, vocês poderão como forças de luminárias, refletindo a luz de Cristo, fazer essa chama, cada vez mais tremular de luz e amor. Por isso, aqui estou, de coração aberto, feliz e esperançoso de podermos fazer um belo trabalho, juntos. Contem sempre comigo e permitam-me contar com vocês”, pontuou o sacerdote.
Ao final, Padre Thairo se consagrou à Nossa Senhora do Carmo, a quem pediu amparo e apoio na nossa missão.
Fotos: Fabiola Ribeiro