Padres tomam posse em paróquias de Nazareno, Lavras e Tiradentes

Desde a publicação da circular encaminhada por Dom José Eudes informando as transferências de padres, a Diocese de São João del-Rei tem se movimentado com com homenagens e despedidas e acolhidas em diversas paróquias. Neste fim de semana três padres foram empossados em suas respectivas paróquias: padre Fábio Damasceno em Nazareno; padre Neidir Nogueira Vale em São Sebastião de Lavras e padre Álisson Sacramento em Tiradentes. Festas e alegrias marcaram as celebrações.

Em todos os três lugares, o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, presidiu a cerimonia. Além dele os padres diocesanos, paroquianos e visitantes, muitos, vindos das antigas paroquias de atuação dos sacerdotes.

A cada celebração, padre Adriano Tercio, Chanceler do Bispado, faz a leitura da provisão canônica. Diante do bispo, os sacerdotes fazem sua profissão de fé e juramento de fidelidade.

Dentro dos tradicionais ritos de posse, o sacerdotes também recebem a chave da igreja, juntamente com alguns símbolos como a chave do sacrário, representando a eucaristia, a concha do batismo e a estola de roxa, representando o Sacramento da Penitência ou Reconciliação.

Ao final da missa, após as homenagens da comunidade, os padres realizam o discurso de agradecimento. No domingo, padre Álisson destacou a missão do pároco em uma comunidade e o trabalho que deseja desempenhar em Tiradentes. O sacerdote finalizou a fala pedindo a proteção de Nossa Senhora.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).