O Papa Leão XIV lançou nesta semana um apelo a todos os fiéis para que, recordando a celebração litúrgica da memória da Bem-Aventurada Virgem Maria Rainha, celebrado nesta sexta-feira, 22 de agosto, seja marcada por jejum e oração pela paz. Invocada como Rainha da Paz, a mãe de Jesus “continua a interceder pela humanidade, ferida por tantas guerras, especialmente na Terra Santa, na Ucrânia e em tantas outras regiões marcadas pela violência”, lembra Papa Leão XIV.
Segundo o Pontífice, “Maria é Mãe dos que acreditam aqui na terra e é invocada também como Rainha da Paz, enquanto a nossa terra continua a ser ferida por guerras na Terra Santa, na Ucrânia e em muitas outras regiões do mundo. Convido todos os fieis a viverem o dia 22 de agosto em jejum e oração, suplicando ao Senhor que nos conceda paz e justiça, e que enxugue as lágrimas daqueles que sofrem por causa dos conflitos armados em curso. Maria, Rainha da Paz, interceda para que os povos encontrem o caminho da paz.”
Para atender o pedido do Papa, são sugeridas celebrações eucarísticas, momentos de oração comunitária, adoração ao Santíssimo Sacramento, recitação do Santo Rosário, vias-sacras ou outros gestos significativos de penitência e solidariedade.





