Paróquia adota preparação para o batismo de pais e padrinhos em domicílio

A iniciação cristã é o processo para conhecer e participar na vida da comunidade cristã que é a Igreja. no Batismo a Igreja celebra a porta de entrada do cristão para a comunidade de fé e, por conseguinte, é a porta de entrada para os demais sacramentos, o Batismo nos faz filhos de Deus. Para isso, não basta apenas querer, mas conhecer e saber as formas de trilhar a vida.

Infelizmente, observa-se hoje que o sacramento do batismo vem sendo celebrado mais como um gesto de identidade sociocultural do que como adesão de fé a Cristo e a sua Igreja. Essa situação exige com urgência, entre outras coisas, a atualização do método pedagógico utilizado nos encontros de formação para pais e padrinhos.

Sendo assim, na tentativa de aprofundar a formação de pais e padrinhos para uma melhor caminhada de fé e evangelização, a paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei, iniciou no último domingo, 15, um novo formato de preparação para o sacramento. Se trata de uma catequese.

Foram 30 catequistas que se dispuseram a formar pais e padrinhos nos lares das crianças a serem batizadas. Após meses de preparação eles confirmaram o chamado para este ministério e com alegria iniciaram a nova missão. “Cada catequista será responsável por formar os pais e padrinhos de uma criança inscrita. Será um encontro semanal, durante um mês, na própria residência do casal. Será um acompanhamento mais aprofundado, de perto e especializado”, explica o vigário paroquial e assessor diocesano da catequese, padre Jorge Fonseca.

A paróquia será a primeira na diocese a adotar o novo formato que já vem sendo empregado em muitos lugares. Tais ações buscam auxiliar a preparação daqueles que levarão seus filhos e afilhados à pia batismal, como pede a Igreja do Brasil, na segunda urgência da Ação Evangelizadora, “Igreja: casa da iniciação à vida cristã”.

“Até o momento, vamos oferecer aos casais que se inscreverem as duas opções e a partir de fevereiro, este será o único formato de preparação batismal oferecido pela paróquia. Para os padrinhos que não residem na paróquia, ainda será permitido o atestado paroquial do cumprimento do curso intensivo.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).