No próximo domingo, 19, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Lavras, vai celebrar a memória dos Pastorinhos de Fátima, os santos Francisco e Jacinta Marto. Para assinalar a data, uma programação especial será realiza com a celebrações de missa, benção das mochilas, envio dos catequistas e procissão.
Segundo o pároco, padre Samuel Detomi, “Deus se comunica conosco através de Maria e da simplicidade e pequenez das crianças. Para Ele fazer maravilhas, não precisa de muita coisa, estudo, nem se quer o sacramento tinham. Nossa Senhora guiava eles para o caminho da paz. O mundo precisa de mais oração, conversão e sacrifício”, explica.
Sobre os Pastorinhos de Fátima
Conhecidos como Os Três Pastorinhos, eles foram três crianças portuguesas que afirmaram ter testemunhado as aparições do Anjo de Portugal (ou da Paz) e da Virgem Maria ocorridas em Fátima entre 1916 e 1917. Eram eles: Lúcia dos Santos, com dez anos na época das aparições, e os seus primos maternos Francisco Marto, com oito anos, e Jacinta Marto, com sete anos, ambos irmãos. As crianças nasceram e residiram na aldeia de Aljustrel, pertencente à freguesia de Fátima.
Na homilia da canonização de Jacinta e Francisco Marto, em Fátima, dia 13 de maio de 2017, o Papa Francisco disse que “os três pastorinhos ficavam dentro da Luz de Deus que irradiava de Nossa Senhora. Envolvia-os no manto de Luz que Deus Lhe dera. No crer e sentir de muitos peregrinos, se não mesmo de todos, Fátima é sobretudo este manto de Luz que nos cobre, aqui como em qualquer outro lugar da Terra quando nos refugiamos sob a proteção da Virgem Mãe para Lhe pedir, como ensina a Salve Rainha, ‘mostrai-nos Jesus’”.