Paróquia celebra a Festa dos Pastorinhos de Fátima

No último sábado, 20 de fevereiro, a Igreja celebrou a Festa Litúrgica dos Pastorinhos de Fátima, os santos Francisco e Jacinta Marto. Para assinalar a data, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Lavras, realizou uma programação especial com celebrações de missas e benção especial para as crianças.

Durante a celebração, o pároco, padre Samuel Detomi, falou sobre as crianças que receberam a mensagem de Nossa Senhora. “Deus se comunica conosco através de Maria e da simplicidade e pequenez das crianças. Para ele fazer maravilhas, não precisa de muita coisa, estudo, nem se quer o sacramento tinham. Nossa Senhora guiava eles para o caminho da paz. O mundo precisa de mais oração, conversão e sacrifício”, explica o sacerdote.

Sobre os Pastorinhos de Fátima

Conhecidos como Os Três Pastorinhos, eles foram três crianças portuguesas que afirmaram ter testemunhado as aparições do Anjo de Portugal (ou da Paz) e da Virgem Maria ocorridas em Fátima entre 1916 e 1917. Eram eles: Lúcia dos Santos, com dez anos na época das aparições, e os seus primos maternos Francisco Marto, com oito anos, e Jacinta Marto, com sete anos, ambos irmãos. As crianças nasceram e residiram na aldeia de Aljustrel, pertencente à freguesia de Fátima.

Na homilia da canonização de Jacinta e Francisco Marto, em Fátima, dia 13 de maio de 2017, o Papa Francisco disse que “os três pastorinhos ficavam dentro da Luz de Deus que irradiava de Nossa Senhora. Envolvia-os no manto de Luz que Deus Lhe dera. No crer e sentir de muitos peregrinos, se não mesmo de todos, Fátima é sobretudo este manto de Luz que nos cobre, aqui como em qualquer outro lugar da Terra quando nos refugiamos sob a proteção da Virgem Mãe para Lhe pedir, como ensina a Salve Rainha, ‘mostrai-nos Jesus’”.

Fotos: Paróquia Nossa Senhora de Fátima

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).