A Pastoral Social da Caridade teve início na Paróquia Menino Jesus de Praga, por incentivo do pároco, Padre Odair José de Carvalho, e da junção de diversos leigos. O trabalho, visa uma assistência solidária, arrecadando e distribuindo alimentos com amor, carinho e, principalmente, compaixão com as pessoas e famílias tão sofridas pelas desigualdades sociais. A Pastoral é formada por um grupo de voluntários, responsáveis pelo recebimento, organização e distribuição dos alimentos doados.
Segundo Cláudio Guimarães, integrante do grupo de apoio, a Pastoral Social da Caridade, surge na Comunidade Eclesial Cristo Rei como gesto concreto da novena de Natal do ano de 2022, para dar suporte as pessoas necessitadas de alimentos e outras demandas.
“Depois da Assembleia Da Comunidade, ocorrida em janeiro, ela foi organizada com a participação da Pastoral da Criança, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Catequese, Terço das Mulheres e Vicentinos. Foi escolhido o segundo domingo como Domingo da Caridade, onde todos levam em procissão seu alimento. Bom ressaltar que esta Pastoral vai atender em toda a Paróquia do Menino Jesus de Praga”, explica.
A arrecadação se concentra na Comunidade Cristo Rei, com coletas no segundo domingo de cada mês.