Paróquia de Lavras conclui curso de capacitação para cuidadores de idosos

O cuidado com a terceira idade é uma das áreas que mais tem crescido nos últimos anos. Cada vez mais pessoas estão buscando o curso de cuidador de idoso para se especializar e atender às demandas desse público e garantir que os idosos tenham uma vida mais saudável e segura. Foi pensando nisso que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Lavras, através da Associação de Amparo às Famílias (AAFA) realizou uma capacitação para cuidadores de idosos. O curso teve início em abril e a conclusão aconteceu nesta terça-feira, 28, com a entrega dos certificados.

O curso teve como objetivo capacitar profissionais para atender as necessidades de idosos em diferentes situações. Os participantes puderam lidar com a rotina de um cuidador, que envolve desde atividades básicas do dia a dia até cuidados médicos e psicológicos. Além disso, o curso ainda possibilitou um conhecimento mais aprofundado sobre o envelhecimento e as doenças que podem acometer essa faixa etária e formas de reabilitação.

“É importante a Igreja abraçar e olhar para as pessoas que, as vezes, precisam da ajuda para conseguir uma cesta pra sobreviver por não ter a oportunidade de um trabalho digno. Foi esse olhar que inspirou os projeto de capacitação e surgiu este, de cuidador de idosos. Através das ações sociais vamos mostrando para as pessoas mais necessitadas que existe uma saída, uma oportunidade para se fazer a diferença e conquistar algo melhor. Acolher e capacitar é o melhor caminho que Jesus nos ensinou. Dar uma oportunidade para que essa pessoa possa sonhar e viver com dignidade”, pontua Luzia de Fatima da Silva, coordenadora dos projetos sociais da Paroquia Nossa Senhora Aparecida.

Segundo a leiga voluntária, essa é uma forma, também, de tentar suprir a carência de profissionais na área e reforçar o compromisso com a vida do próximo. “Estamos pensando nas pessoas que as vezes tem o dom pra esse trabalho mas falta capacitação e experiência. A procura por cuidadores de idosos é muito grande na cidade de Lavras. É um curso que vai dar oportunidade de trabalho com um salário digno”, explica.

O curso contou com apoio de profissionais da área da saúde, psicólogo e assistente Social. “Devido a falta de profissionais qualificados a demanda é grande. Sem dúvida é uma grande oportunidade, por se tratar de uma área promissora”, destaca uma das idealizadoras do projeto Roseane Oliveira.

Para quem participou da capacitação, uma feliz oportunidade. “Só gratidão por tudo ensinado nesse curso. Foram muitos aprendizados, amizades construídas, emoções. Agradeço os organizadores, obrigada pelo carinho, por tanto zelo. Aos palestrantes, obrigada pelas experiências passadas. Minha gratidão e meu carinho por cada um. Enfim, todos que contribuíram pra que chegássemos até aqui. Espero mantermos contato sempre, pois, cada um se fez muito importante para mim”, destaca Deborah Rezende Vieira.