Paróquia de Lavras festeja Nossa Senhora Auxiliadora

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, da cidade de Lavras, festejou sua padroeira na última segunda-feira, 24. O dia maior da programação foi marcado com celebrações de missas e coroação da imagem da Virgem Maria.

A festa teve início no dia 15 e teve como tema central para as reflexões é “Com Maria e São José, celebraremos o amor de Cristo”. Devido as restrições e as normas de prevenção ao Covid-19, as celebrações sofreram redução no numero de fiéis participantes, mas isso não impediu os paroquianos acompanharem os ritos. Foram muitos os devotos que se fizeram conectados através das redes sociais da paróquia.

Durante a homilia, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Nascimento, reforçou o pedido do Papa Francisco, em março 2018, de recordar a Memória da “Bem-aventurada Virgem, Mãe da Igreja” no Calendário Romano Geral, celebrando todos os anos na segunda-feira depois de Pentecostes.

O motivo da celebração está brevemente descrito no Decreto “Ecclesia Mater”: favorecer o crescimento do sentido materno da Igreja nos Pastores, nos religiosos e nos fiéis, como, também, da genuína piedade mariana.

“Esta celebração nos ajuda a recordar que a fé cristã deve ser ancorada no mistério da cruz, no convite eucarístico e na Virgem Maria, Mãe do redentor e auxiliadora dos cristãos. Devemos, por tanto, aprender de Maria a reconquistar a alegria do amor, através do zelo para com todas as pessoas. Devemos viver sempre o nosso sim, a nossa disponibilidade à Deus”, pontua Dom José Eudes.

A invocação de Nossa Senhora Auxiliadora (ou Auxílio dos Cristãos) é uma devoção instituída pelo Papa Pio V no ano de 1571, após a grande vitória dos cristãos sobre o exército muçulmano no estreito de Lepanto, que era a porta de entrada para a Europa. O nome é bastante popular entre os católicos, sendo bastante usado na nomeação de batismo de muitas meninas.

Fotos: Laércio Alves Ribeiro