Paróquia de Lavras inicia festa a padroeira, Nossa Senhora de Fátima

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da cidade de Lavras, convida fiéis e devotos para se unir em celebração às festividades em louvor a padroeira, participando das orações e dos eventos sociais. Este ano a festa tem como tema “Nossa Senhora de Fátima: um Santuário de Amor, Fé e Oração”.

A devoção a Nossa Senhora de Fátima teve origem em Fátima, uma cidade de Portugal, no ano de 1917, onde três meninos, Lucia de Jesus Santos, com 10 anos e seus primos Francisco, de 9 anos e Jacinta, de 7 anos, tiveram a visão de Nossa Senhora. Nelas a Virgem Maria, toda de branco, pedia a oração do Santo Rosário

A programação tem início neste sábado, dia 04, e conta com celebrações de missas, novenário, oração do terço, caminhada e corrida temática, carreata e procissão. Em cada dia da novena também vai estar acontecendo a arrecadação de alimentos e fraudas geriátricas para doações, instigando as obras e ajuda ao próximo através da fé.

“Confiantes na providência divina e na intercessão de Nossa Senhora de Fátima, somos confiantes que, ao nos entregarmos à oração e à fé, podemos encontrar forças para superar os obstáculos que se colocam em nosso caminho de entrega de amor a Cristo, nosso Senhor. Que esta festa seja um momento de fortalecimento espiritual e de compromisso renovado com os ensinamentos de nosso Senhor, inspirados pelo exemplo de amor e devoção de sua Mãe Santíssima”, pontua o pároco, Padre Claudir de Pôssa Trindade.

Sobre a comunidade paroquial

A historia da comunidade teve início no ano de 1958, quando então os padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus atuavam juntamente com a comunidade do Bairro Nova Lavras, decidiram pela construção, no bairro, ao lado de um cruzeiro onde hoje se situa a Igreja Matriz, de uma Igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário, porque, naquela época, ocorria anualmente um encontro no cruzeiro, organizado pelos congadeiros, para celebração da festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito.

Todavia, com a visitação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a esta cidade, cuja imagem percorreu o Bairro da Nova Lavras, debaixo de numerosos arcos de bambu, dirigindo-se até o cruzeiro, decidiu-se pela mudança do nome da padroeira, passando a capela a denominar-se Nossa Senhora de Fátima, em memória daquele belo acontecimento.

Passados os anos, e durante o pastoreio de Dom Waldemar Chaves de Araújo, então Bispo de São João del-Rei, surgiu a necessidade de se criar em Lavras, no ano de 2003, a quarta paróquia desta cidade, contando, hoje com 6 comunidades urbanas e 1 comunidade rural.