O suicídio é uma triste realidade que diz respeito a todos. Provavelmente, você já soube de algum conhecido, parente ou amigo que tenha cometido tal ação. A cada dia, novos casos entram para as estatísticas, chamando a atenção de especialistas e autoridades, deixando uma sensação de estarrecimento e preocupação.
Os números são alarmantes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que mais de 800 mil pessoas se suicidam por ano. Somente no Brasil, calcula-se que a cada 45 segundos uma pessoa se mata. Depois dos acidentes de trânsito, o suicídio é a segunda causa de mortes entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. A maior parte dos óbitos acontece entre os homens. Um estudo divulgado em fevereiro pela Fiocruz Bahia revelou que a taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil, entre 2011 e 2022. O número foi maior que na população em geral, cuja taxa teve aumento médio de 3,7% ao ano.
Com o objetivo de contribuir para a conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Lavras, através da Pastoral Social e da Associação de Amparo as Famílias (AAFA), uma palestra em sintonia com a Campanha Setembro Amarelo. O evento vai acontecer neste sábado, 21, às 15 horas, na CEAP e vai contar com a presença da psicóloga Angélica Gonzaga que vai trabalhar a temática “Se precisar, peça ajuda”.
O Setembro Amarelo surgiu com a ideia de quebrar tabus – inclusive, dentro da Igreja – reduzindo estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. Desde 2015, quando ocorreu a primeira edição, ano a ano este movimento vem crescendo com mais pessoas reconhecendo que falar sobre suicídio é fundamental, mas exige cuidados.
Ao longo desses anos, tem sido possível observar uma evolução na conscientização da sociedade como um todo em relação ao assunto, afinal, o Setembro Amarelo deve ser uma oportunidade para se tratar do tema suicídio de forma ampla e consciente, por meio de palestras, debates, simpósios, publicações na imprensa e outras formas de criar um ambiente de conhecimento e esclarecimento.








