Foi com muito louvor e alegria que os paroquianos da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Lavras, celebrou na noite de sábado, 24, a festa da padroeira. Oração do terço, procissão, coração e celebrações de missas foram algumas das motivações que envolveram os fiéis.
A invocação de Nossa Senhora Auxiliadora (ou Auxílio dos Cristãos) é uma devoção instituída pelo Papa Pio V no ano de 1571, após a grande vitória dos cristãos sobre o exército muçulmano no estreito de Lepanto, que era a porta de entrada para a Europa. O nome é bastante popular entre os católicos, sendo comumente usado na nomeação de batismo de muitas meninas.
No fim da tarde os fiéis saíram em procissão pelas ruas da comunidade. Na chegada do cortejo, uma calorosa saudação à Mãe de Jesus movimentou os fiéis. Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, presidiu a última celebração do dia. “Como Maria, devemos vibrar o o pulsar do mundo. Fazendo tudo o que Jesus nos disser. É agora, quando se termina a festa da padroeira, que começa nossa missão. de colocar em prática, no nosso dia a dia, tudo o que aprendemos durante o novenário, e sermos verdadeiros seguidores da Virgem maria”, destacou o bispo.
Este ano a festa teve como “Peregrinos da Esperança”. “Esta celebração nos ajuda a recordar que a fé cristã deve ser ancorada no mistério da cruz, no convite eucarístico e na Virgem Maria, Mãe do redentor e auxiliadora dos cristãos. Devemos, por tanto, aprender de Maria a reconquistar a alegria do amor, através do zelo para com todas as pessoas. Devemos viver sempre o nosso sim, a nossa disponibilidade à Deus”, pontua o bispo diocesano de São João del-Rei.
A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora se popularizou ainda mais no ano de 1862, com as aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto para uma criança de cinco anos. Nesse ano, Dom Bosco, tocado pela história das aparições, iniciou em Turim a construção de uma grande Basílica, dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora. A partir desse momento, Dom Bosco se tornou o maior devoto e divulgador da devoção a Nossa Senhora Auxiliadora.
								



























