Paróquia de Luminárias completa 150 anos de criação

A paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Luminárias, cidade que fica entre as montanhas do sul de Minas, distante 135 km de São João del-Rei, está em festa com seu jubileu áureo de 150 anos de fundação.

A criação da paróquia, dedicada à Virgem do Monte Carmelo, na então freguesia de Carmo das Luminárias, foi assinada em 14 de novembro de 1873, por dom Antônio Ferreira Viçoso, então arcebispo de Mariana. O primeiro pároco a residir em Luminárias foi o Padre Vicente de Paula Lourenço, em 1890, que está sepultado no cemitério local. Depois dele, vários outros padres atenderam à comunidade, até que chegou o Padre Ivo Le-Bian, que nasceu em Luminárias, estudou e se ordenou na Europa e depois retornou para sua terra natal, onde faleceu em 1924 e também está sepultado no cemitério da cidade.

Após o falecimento do padre Ivo Le-Bian, a comunidade passou por um período de 30 anos sem padre residente, sendo atendida pelos padres de Lavras, da congregação do Sagrado Coração de Jesus, os Dehonianos. Foi nesse período que o povo da cidade se uniu e construiu a nova igreja matriz. Também nesta mesma época, em 1948, o distrito de Luminárias foi elevado ao título de cidade.

Em 1957, foi nomeado como pároco, pelo bispo de Campanha, nova diocese à qual a paróquia passou a pertencer, Padre Waldyr Henrique Mancini. Em 1960 foi criada a diocese de São João del Rei e Luminárias foi integrada a essa nova diocese. Monsenhor Waldyr Henrique Mancini permanece na comunidade até os dias atuais, sendo atualmente o pároco emérito, ele é também o decano dos padres da diocese de São João del Rei, sendo o padre mais longevo de todo o clero, com 94 anos de idade, dos quais 64 anos foram dedicados à Paróquia de Luminárias.

Para marcar o início das festividades, uma missa especial foi celebrada na novena perpétua de Nossa Senhora do Carmo, no dia 16 de março e um mastro contendo uma bandeira alusiva ao jubileu foi erigido diante da matriz, com a presença da banda sinfônica local, a banda Carmelitana Luminarense. O atual pároco, Padre Thairo Guimarães, também proferiu uma bênção especial e anunciou que no decorrer dos próximos meses, as celebrações e festejos serão voltados a essa memória.

Ainda, durante todo o ano, vai haver eventos especiais e celebrativos. A ideia é que até o dia 14 de novembro seja realizado diversos momentos de fé e confraternização junto da comunidade.

Informações: Vinícius Wilherm de Baskerville