Há 135 quilômetros de São João del-Rei, no Sul de Minas Gerais, a cidade de Luminárias abriga uma grande festa dedicada à Virgem Maria do Monte Carmelo. A capela, construída em 1798 por iniciativa de dona Maria José do Espírito Santo, concentra até hoje a forte devoção dos luminarenses e visitantes. Única Paróquia da Diocese dedicada a este título mariano, a festa tem início nesta quinta-feira, 06, e segue até o dia 16. Este ano a festa tem como tema “Até aqui a Mãe nos ajudou”, remetendo ao jubileu áureo de 150 anos de fundação.
Segundo a tradição, no dia 16 de julho de 1251, São Simão Stock, superior dos Carmelitas, encontrava-se em profunda oração por seus religiosos perseguidos quando a Virgem Maria lhe apareceu com o hábito da Ordem na mão e entregou-lhe o escapulário, reforçando a devoção a Nossa Senhora do Carmo que se estenderia por vários lugares do mundo.
A criação da paróquia, dedicada à Virgem do Monte Carmelo, na então freguesia de Carmo das Luminárias, foi assinada em 14 de novembro de 1873, por dom Antônio Ferreira Viçoso, então arcebispo de Mariana. O primeiro pároco a residir em Luminárias foi o Padre Vicente de Paula Lourenço, em 1890, que está sepultado no cemitério local. Depois dele, vários outros padres atenderam à comunidade, até que chegou o Padre Ivo Le-Bian, que nasceu em Luminárias, estudou e se ordenou na Europa e depois retornou para sua terra natal, onde faleceu em 1924 e também está sepultado no cemitério da cidade.
Após o falecimento do padre Ivo Le-Bian, a comunidade passou por um período de 30 anos sem padre residente, sendo atendida pelos padres de Lavras, da congregação do Sagrado Coração de Jesus, os Dehonianos. Foi nesse período que o povo da cidade se uniu e construiu a nova igreja matriz. Também nesta mesma época, em 1948, o distrito de Luminárias foi elevado ao título de cidade.
Em 1957, foi nomeado como pároco, pelo bispo de Campanha, nova diocese à qual a paróquia passou a pertencer, Padre Waldyr Henrique Mancini. Em 1960 foi criada a diocese de São João del Rei e Luminárias foi integrada a essa nova diocese. Monsenhor Waldyr Henrique Mancini permanece na comunidade até os dias atuais, sendo atualmente o pároco emérito, ele é também o decano dos padres da diocese de São João del Rei, sendo o padre mais longevo de todo o clero, com 94 anos de idade, dos quais 64 anos foram dedicados à Paróquia de Luminárias. Junto com Monsenhor Waldyr, outros padres também exerceram o ministério na comunidade paroquial como Padre João Dantas e agora, o atual pároco, padre Thairo Guimarães Mesquita.
A programação festiva conta com coroação da imagem da padroeira, missas, novenário e procissão.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Informações: Vinícius Wilherm de Baskerville