Paróquia de Matosinhos acolhe 1º Encontro Diocesano de Coroinhas e Acólitos

A Diocese de São João del-Rei vai promover no dia 26 de agosto o 1º Encontro Diocesano de Coroinhas e Acólitos. O evento vai acontecer na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, à partir das 13h e vai contar com momentos de oração, formação, partilha e confraternização, além de missa e procissão com a imagem do padroeiro, São Tarcísio.

Coroinha ou “menino do coro” é uma criança ou adolescente batizado na Igreja Católica que auxilia o padre nas funções do altar. Esta função sempre foi realizada por meninos. Somente em 1994, São João Paulo II autorizou, através da encíclica Redemptionis sacramentum, que meninas também servissem ao altar.

Como até o Concílio Vaticano II a Santa Missa era celebrada somente em latim, nem todos os fieis sabiam o idioma para responder as respostas da Santa Missa. Para isso, era formado um grupo de meninos devidamente preparados no latim para falar as respostas da liturgia. Estes meninos ficavam no Coro da Igreja. Daí então a origem do termo coroinhas ou meninos do Coro.

Já o Acólito é aquele que, na celebração da liturgia ,segue (ou precede) outras pessoas, para servir e ajudar. Auxilia primeiramente o padre ou bispo, mas também ao diácono. A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho.