Paróquia de Matosinhos acolherá bispo em Visita Pastoral

 Entre os dias 15 e 19 de junho, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart, esterá em Visita Pastoral na Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei.
Dentre a vasta programação, Dom Célio visitará escolas, moradores e instituições, além de participar de encontros e presidir celebrações de missa.
Confira a programação:
Dia 15/06 – quarta-feira
19h00: No Santuário, Santa Missa de abertura da visita pastoral.
20h00: No Santuário, encontro com pais e padrinhos dos crismandos.
Dia 16/06 – quinta-feira
09h00: Visitas às escolas
14h30: Visitas às escolas
17h00: Programa Ciranda da Comunidade
19h00: Santa Missa Comunidade São Geraldo.
21h00: Visita ao Curso Amadurecendo na fé. (Salão Paroquial)
Dia 17 de junho – sexta-feira
09h00: Visita às famílias
14h30: Confissões no Santuário.
15h00: Santa Missa no Santuário. (Transmissão Rádio Emboabas AM).
17h00: Visitas às famílias na Comunidade Rainha da Paz.
19h00: Santa Missa na Igreja da Rainha da Paz.
Dia 18 de junho – sábado
09h00: Reunião com os padres. (Casa Paroquial)
10h30: Encontro com o Conselho Econômico. (Casa Paroquial)
14h00: Visita à APAC Feminina.
15h00: Encontro com os crismandos. (Salão Paroquial)
16h30: Visita à APADEQ.
17h00: Visita à Comunidade Menino Jesus de Praga e Santa Missa.
19h00: Santa Missa no Santuário.
Dia 19 de junho – Domingo
08h00: Santa Missa Solene no Santuário. (transmissão pela TV Campos de Minas)
09h30: Santa Missa crianças, no Santuário.
14h30: Encontro com o CPP. (Salão Paroquial)
17h00: Santa Missa na Igreja de Santa Teresinha.
18h15: Visita aos Grupos Vinde e Vede e Juventude Missionária. (Salão Paroquial)
19h00: No Santuário, Santa Missa de encerramento da visita Pastoral.
DSC07499

Sobre a Visita Pastoral

A Visita Pastoral é uma visita canônica, portanto uma visita oficial, de cunho pastoral e jurídico, que o bispo diocesano faz a toda Diocese, ao menos a cada cinco anos (CDC 396).
Na Visita Pastoral, o bispo realiza seu ministério, conhece e é conhecido pelo Povo de Deus, procurando viver conforme nos diz o evangelista São João 10, 27: “Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem”. É o pai que vai ao encontro de seus filhos espirituais.

O bispo, como pastor, exerce, na Visita Pastoral, o seu múnus de ensinar, santificar e reger, levando às comunidades o mandamento: “O Senhor visitou e redimiu o seu povo” (Lc 1, 68). É o momento para o bispo conhecer e amar aqueles a quem o Espírito de Deus o chamou para servir. É um tempo de graça e momento especial para o encontro e diálogo do bispo com os padres e fiéis.

Sua presença na Paróquia deve ser um sinal da presença do Senhor que visita o seu povo na Paz. A presença do bispo na comunidade paroquial revela a importância e beleza do testemunho de comunhão da Igreja à volta do seu bispo e da unidade da Igreja universal com sua Santidade o santo Padre, o Papa.

A Visita Pastoral traz benefícios espiritual e eclesial ao Povo de Deus. Todos são chamados a se envolverem na preparação de tamanho acontecimento. Ela deve ser vista como forma de articulação da pastoral de conjunto. É momento privilegiado para concretizar a Ação evangelizadora, colegial e orgânica, para que todos sejam um em Cristo.

A Visita Pastoral permite ao bispo avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral; a tomar conhecimento de tudo, dos passos concretizados e das dificuldades existentes no trabalho de evangelização.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).