Dentro da programação do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos de 2024, aconteceu na noite desta quarta-feira, 04, a bênção das imagens do Bom Jesus produzidas em comemoração dos 250 anos da devoção em São João del-Rei. A celebração teve início com uma pequena rasoura em torno do Santuário, quando cada paroquiano levou o seu crucificado. Em seguida, aconteceu a bênção das imagens e a celebração da Santa Missa.
As imagens, em tamanhos diversos, foram baseadas na imagem primitiva do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, datada do século XVIII, e idealizada através da parceria entre a Comissão Organizadora do Jubileu dos 250 anos de devoção, o projetista Eduardo Henrique e o paroquiano Erick Freitas.
A confecção foi permitida usando a tecnologia através da impressão em 3D. O material utilizado é a resina, por ser mais resistente e sendo possível captar mais detalhes para chegar o máximo possível da aparência original. O conjunto também acompanha a coroa de espinho, o esplendor, o perizônio, a base que sustenta a cruz, além do devocionário contendo orações e reflexões ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Sobre a imagem primitiva
Esculpida em cedro, no século XVIII em Portugal na cidade de Matosinhos. Com altura de dois metros, a imagem retrata Cristo Vivo, assinalando filetes e coágulos de sangue pelo corpo. Tais características são próprias do estilo barroco, movimento artístico da época, revelando profundo realismo em seus traços e pintura. Hoje ela é levada, em procissão, pelas ruas do grande bairro, acarretando manifestações públicas de fé e devoção.
Fotos: Carilaine Faccion (PASCOM SBJM)
								























