Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Carrancas)

Forania: Andrelândia

Padroeira: Nossa Senhora da Conceição

Dia maior: 08 de dezembro

Pároco: Padre Eder Sebastião Santos

Carrancas

Breve histórico

Consta no histórico de Carrancas que por volta do ano de 1720 foi feita uma Capela em homenagem a Nossa senhora da Conceição e, naquele tempo, o próprio povoado se denominava “Nossa Senhora do rio Grande”, e que posteriormente passou a chamar-se “Nossa Senhora da Conceição de Carrancas”.

Essa Capela ou Igreja entrou em funcionamento em 1732, doze anos depois de iniciada. Foi elevada à Categoria de Freguesia (Matriz), hoje Paróquia, em 1736. Nesta época, a Freguesia tinha as seguintes capelas filiais: Nossa Senhora Madre de Deus (1737); Nossa Senhora da Piedade (1748); São Miguel do Cajuru (1749; Santana de Lavras (1751); Serranos (1752); Capela do Saco (1755); Santo Antônio do Curralinho (1757); Santo Antônio do Rio Verde (1763); Espírito santo de Pitangueira (1767).

Devido a uma disputa, quase litígio, entre Carrancas e Lavras, em 1760  Dom Frei Manoel da Cruz transferiu a sede  da Freguesia para o Arraial de Santana de Lavras do Funil, passando assim, de sede de Paróquia a Capela Filial da Matriz de Lavras. Entretanto, durante algum tempo, nos registros paroquiais da época, encontramos a freguesia com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Carrancas e de Santana de Lavras.

Os moradores de Carrancas nunca aceitaram tal decisão. Foram vários os pedidos para que fosse restaurada a paróquia, até que, em 13 de dezembro de 1814, um alvará de D. João VI restaurou a Freguesia. A Paróquia pertenceu a Diocese de Campanha até 1960, quando, criada a Diocese de São João Del Rei, passou a integrá-la.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição é formada por várias comunidades urbanas e rurais e conta com o trabalho de diversas pastorais e movimentos.

Endereço: Praça Manoel Moreira, 72
CEP: 36.385-000 – Carrancas – MG