Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Conceição da Barra de Minas)

Forania de São João del-Rei

Padroeira: Nossa Senhora da Conceição

Dia Maior: 08 de dezembro

Pároco: Pe. Saulo José Alves

conceicao_barra_minasBreve histórico

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição do município, de Conceição da Barra de Minas, nasceu em 1825, chamada de freguesia de Nossa Senhora da Conceição, através do alvará de D. Pedro I. No entanto, a primeira capela dedicada a Nossa Senhora com este título data do ano de 1726 e a Igreja Matriz, hoje Santuário, já havia sido construída em 1819.

Atualmente, a paróquia possui três igrejas: Nossa Senhora do Rosário (1783), Santo Antônio (1854) e Igreja de São José Operário (2000). Considerando o pedido do atual pároco da paróquia de N.Sra. da Conceição, pe. Saulo José Alves, bem como história, tradição, fé e devoção do povo concepcionense à Imaculada Conceição de Maria, em 18 de junho de 2003, o bispo diocesano, Dom Waldemar Chaves de Araújo, concedeu à Igreja Matriz o título de Santuário Diocesano (decreto nº2-2003).

No total, cinco comunidades rurais e oito setores urbanos compõem a paróquia e 11 pastorais e movimentos estão em atividade. Para o pe. Saulo, o trabalho integrado dos paroquianos consiste em um dos principais diferenciais. “Os grupos de pastorais e movimentos trabalham muito bem em conjunto. Sempre que precisamos e pedimos, eles se unem”, afirma.

Praça Cônego João Batista Trindade, 67   Centro

CEP.: 36360-000     Conceição da Barra de Minas/MG