Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Prados)

Forania de Prados

Padroeira: Nossa Senhora da Conceição

Dia maior: 08 de Dezembro

Pároco: Pe. Rondineli Cristino

Matriz_Nossa_Senhora_da_Conceio_-_Prados

Breve histórico

O culto a Nossa Senhora sob os mais diversos títulos remonta aos primórdios do cristianismo. A devoção a Imaculada Conceição de Maria, cujo dogma fora declarado pelo papa Pio IX em 08 de dezembro de 1854, proclama Maria concebida sem a mancha do pecado original, pelos méritos de Jesus Cristo. No Brasil, a crença chegou por volta do ano de 1646, com o rei D. João IV, e espalhou-se por todo o território nacional.

É talvez a devoção dos primeiros povoadores do Arraial dos Prados que explique a dedicação do templo à Imaculada Conceição. Devoção que continua forte ainda hoje, levando à cidade centenas de fiéis todos os anos, principalmente durante as festividades em honra a padroeira.

A “freguesia” de N. Sra. da Conceição de Prados surgiu pertencendo à Vila de São José do Rio das Mortes, atual Tiradentes. Ela foi uma das pioneiras do estado de Minas Gerais: sua existência era registrada já em 1715, segundo documentos do Arquivo Histórico Colonial de Lisboa.

De acordo com o livro “Memória Histórica de Prados”, três anos mais tarde, em 1718, a freguesia foi promovida canonicamente a Paróquia de N. Sra. da Conceição de Prados. Em 1752, um alvará régio criou a Vigaiaria Colada à Igreja Matriz de Prados, pertencente à Arquidiocese de Mariana. No ano de 1960, com a criação da Diocese de SJDR, a Paróquia passou a fazer parte desta igreja particular. Em 1989, com o estabelecimento das foranias ou regiões pastorais, a Paróquia recebeu o título de sede da Forania de Prados.

A construção de sua igreja matriz data do início do século XVIII e é rica em detalhes que a tornam um verdadeiro bem nacional, desde 1995 também reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além da matriz, integram a Paróquia as igrejas de Santo Antônio, de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e de Nossa Senhora do Carmo, além de outros cinco templos na área rural de Prados. Atualmente, 27 pastorais, movimentos e ministérios estão em atuação na Paróquia.

Resgatando a história

A frente da Paróquia desde 26 de fevereiro de 2004, o pe. Dirceu de Oliveira Medeiros, também vigário geral da Diocese, é um dos grandes incentivadores das atividades de revitalização e restauração dos templos da Paróquia de N. Sra. da Conceição. As ações são realizadas a partir de uma importante parceria, firmada entre o pároco, a população pradense e o Governo de Minas e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que garantem incentivos fiscais através da Lei Rouanet (Mecenato).

Em agosto de 2009, uma dessas atividades de restauração tornou possível a fiéis e visitantes a contemplação dos aspectos originais do forro da igreja matriz, escondidos por modificações sofridas devido a intervenções humanas e agravadas pelo desgaste ocasionado pelo tempo. “A restauração permitiu a descoberta de um passado; oportunidade importante também para as futuras gerações, que terão a chance de conhecer esse verdadeiro patrimônio histórico”, declarou pe. Dirceu durante a cerimônia.

E as restaurações não param. A fim de resgatar um pouco da história contada pelas paredes, altares e pinturas dos templos e de garantir a permanência destes patrimônios nacionais, novos recursos ainda deverão ser destinados a continuidade dos trabalhos de restauração no interior da igreja-matriz.

Rua Prof. Antônio Américo, 05  Cxa. Postal 36

CEP.: 36320-000   Prados/MG