Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré (Nazareno)

Forania de Nazareno

Padroeira: Nossa Senhora de Nazaré

Dia Maior: 08 de setembro

Pároco e Reitor: Pe. Márcio César Ferreira

 

Breve Histórico

nazareno

Emigrado de Portugal para o Brasil, Manuel de Seixas Pinto, trouxe consigo sua família e uma imagem milagrosa da Virgem de Nazaré – “Mãe da Igreja”. A imagem milagrosa ganhou uma capela e junto ao desenvolvimento da população crescia o número de romeiros e devotos da Senhora de Nazaré. Dessa forma, o pequeno arraial nas margens do Ribeiro Fundo passou a Nossa Senhora de Nazaré e posteriormente a Nazaré, até se emancipar em 1953 como Nazareno.

Manuel de Seixas Pinto construiu uma Capela, em estilo “Rococó” para a Virgem, para onde familiares, vizinhos e romeiros se dirigiam agradecendo e pedindo bênçãos.

A Capela de Nossa Senhora de Nazaré foi afiliada à Paróquia de Nossa Senhora do Pilar. Dom Antônio Gurgel, bispo do Rio de Janeiro, credenciou o Pároco de São João del-Rei a: 1) Benzer a Capela de Nossa Senhora de Nazaré; 2) Fundar a Confraria de Nossa Senhora de Nazaré e dar posse à Mesa Administrativa da Confraria.

A Capela de Nossa Senhora de Nazaré, no Distrito do Ribeiro Fundo foi elevada, em 1850 à dignidade de Matriz da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, Diocese de Mariana, sendo seu primeiro pároco o Padre Firmiano (1850 – 1858).

Em 19 de fevereiro de 1864 o Papa Pio IX, através do bispo de Mariana, hoje o Servo de Deus, Dom Antônio Ferreira Viçoso, concedeu a graça de Jubileu Perpétuo de Nossa Senhora de Nazaré. Nos dias 07, 08 e 09 de setembro, observando as condições que estão no “Breve Pontifício”, os peregrinos do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré recebem indulgências e graças plenas.

Em estilo “Neoclássico”, o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré foi construído por Antônio dos Reis Maia.

A bênção da nova Matriz Santuário de Nossa Senhora de Nazaré foi realizada, em 1885, por Dom Antônio Maria Corrêa de Sá Benevides, bispo de Mariana.

Párocos de Nossa Senhora de Nazaré (1850 – 2020)

Pe. Firmiano, Pe. Camilo de Lélis Silvino, Pe. Antônio Cardoso, Pe. Gustavo Ernesto Coelho, Pe. José Nunes Cardoso Resende, Cônego Heitor Augusto da Trindade, Pe. Antônio dos Santos, Pe. Francisco Batista de Andrade, Pe. José Casimiro da Silva, Pe. Rondineli Cristino e Pe. Fábio José Damasceno.

Festas Religiosas

Semana Santa, Pentecostes, Corpus Christi, Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré, Festas de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião, Dias Festivos de São José, Santo Expedito, Santa Rita de Cássia, Santo Antônio, Cônego Heitor e Santa Cecília.

Templos

Matriz Santuário de Nossa Senhora de Nazaré

Igreja de Nossa Senhora do Rosário – Bairro Rosário

Igreja de São Sebastião – Bairro Centro

Capela de Santo Antônio – Bairro Centro

Capela de Nossa Senhora do Carmo – Comunidade da Jaguara

Capela de São Sebastião – Comunidade do Palmital

Capela de São Francisco de Assis – Comunidade da Estação de Coqueiros

Capela de São Geraldo Magela – Comunidade da Estação de Nazareno

Pastorais e Movimentos

Apostolado da Oração, Cenáculo com a Rosa Mística, Confraria Nossa Senhora de Nazaré, ECC, Equipe de Encontro de Noivos, Grupo de Acólitos São Tarcísio, Grupo de Oração Jovens Unidos Com Cristo, Grupo de Oração Sagrada Face, MECE, Ministério da Palavra, Ministérios de Música, Orquestra Nossa Senhora de Nazaré, Pastoral da Acolhida, Pastoral do Batismo, Pastoral da Catequese, PASCOM, Pastoral do Dízimo, Pastoral Ecológica, Pastoral da Esperança, Pastoral Familiar, Pastoral dos Romeiros, SSVP, Terço das Mulheres e Terço dos Homens.

Secretaria Paroquial

De Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30min às 18h.

“Santuário da Mãe do Senhor, da base ao teto, construído com pedra, fé e amor.”

 

Praça Nossa Senhora de Nazaré, 81 – Centro

CEP: 36.370-000 – Nazareno – MG

Tel.: (35) 3842-1200

Email: santuarionsn@yahoo.com.br

Facebook: Santuário Nossa Senhora de Nazaré

Instagram: pascomsantuarionsn