Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré (Nazareno)

Forania Nossa Senhora de Nazaré

Padroeira: Nossa Senhora de Nazaré

Dia Maior: 08 de setembro

Pároco e Reitor: Pe. Márcio César Ferreira

Histórico

A Paróquia do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré, do município de Nazareno, em Minas Gerais, teve sua criação em 1850, quando desmembrou-se da Freguesia de Conceição da Barra, na época ainda pertencente à arquidiocese de Mariana.  No entanto, a sua origem religiosa, espiritual e populacional, remonta ao início do século XVIII, quando Manoel Seixas Pinto recebeu uma sesmaria, próximo à vila de São João del-Rei, entre o Rio das Mortes e o Rio Grande.

A partir disso, nessa faixa de terra, ele se instalou, construindo a fazenda do Ribeiro Fundo, juntamente com uma Capela dedicada à Virgem de Nazaré, que teve provisão para construção em 1734, pelo bispado do Rio de Janeiro. Mais tarde, a Capela passou para os cuidados do ermitão Amaro dos Santos, que muito se dedicou para a conclusão e ornamentação do templo. Diante disso, a ermita tornou-se um importante local de peregrinação, da qual vinham pessoas de toda a redondeza para pedir e agradecer por graças alcançadas, como comprova um ex-voto datado de 1746.

No século seguinte, como já mencionado, em 1850, esta Capela tornou- se a matriz da paróquia recém criada. Com a intensa peregrinação, necessitou-se da construção de uma nova igreja, com espaço maior e mais moderna, que teve o início da construção na década de 1860, por iniciativa da Confraria de Nossa Senhora de Nazaré, que fora criada em 1858, pelos habitantes do arraial de Nazareth, e que até hoje zela pelo templo.

A nova igreja foi abençoada, em solene cerimônia, pelo bispo de Mariana, Dom Antônio Maria Corrêa de Sá Benevides, em 6 de setembro de 1885, a qual passou a ser a nova matriz do arraial. Ademais, a intensa peregrinação contribuiu para que o Papa Pio IX, por intermédio do Arcebispo de Mariana,  o Servo de Deus, Dom Antônio Ferreira Viçoso,  em 19 de fevereiro de 1864, concedesse o Jubileu Perpétuo de Nossa Senhora de Nazaré,  acontecendo nos dias 7, 8 e 9 de setembro, em que se  celebraria a Natividade de Maria. Assim, com a promulgação do Jubileu, foi concedido àqueles que participassem da Santa Missa, comungassem em um dos três dias de Jubileu, confessassem e rezassem na intenção do Santo Padre, o alcance de indulgências plenárias.

Nesse contexto, a devoção à Nossa Senhora de Nazaré ultrapassou os séculos e em 1962, a matriz foi eleva à categoria de Santuário diocesano, da recém criada Diocese de São João del-Rei, por ser um importante lugar de peregrinação. É pertinente mencionar, ainda, que a paróquia de Nossa Senhora de Nazaré teve marcantes sacerdotes, mas, com certeza, um se destaca, Cônego Heitor Augusto da Trindade, que, por quase 63 anos, esteve à frente da paróquia, deixando um legado de santidade e amor à Nossa Senhora, e que até hoje é lembrado e nunca será esquecido, pois marcou intensamente a fé do povo nazarenense e dos demais peregrinos e romeiros.

Atualmente, a paróquia, em seu território urbano, possui quatro templos, o Santuário, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e as capelas de São Sebastião e de Santo Antônio. As capelas rurais, totalizam-se em cinco, sendo elas: a capela de Nossa Senhora do Carmo, no Povoado da Jaguara, a capela de São Sebastião, no Povoado do Palmital, a capela de São Francisco, no Povoado do Coqueiros, a capela de São Geraldo, no Povoado da Estação e o Povoado do Taquaral, que ainda não possui capela.

O Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré, que celebra a padroeira da paróquia, acontece desde a sua criação e conta com o Novenário Solene, iniciado no dia 30 de agosto, além dos três dias de Jubileu, sendo o dia maior, 8 de setembro, que conta com as celebrações da Santa Missa, durante todo o dia, e procissão à tarde, momento em que acontece a tocante cerimônia da descida da imagem da Virgem de Nazaré.

Em 2014, foi celebrado os 150 anos de Jubileu e no ano de 2022 comemora-se o Jubileu de diamante, em que se contempla a elevação da matriz a santuário diocesano. Por fim, destaca-se que a paróquia sedia a Forania de Nossa Senhora de Nazaré, criada em 2016.

Párocos de Nossa Senhora de Nazaré (1850 – 2020)

Pe. Firmiano, Pe. Camilo de Lélis Silvino, Pe. Antônio Cardoso, Pe. Gustavo Ernesto Coelho, Pe. José Nunes Cardoso Resende, Cônego Heitor Augusto da Trindade, Pe. Antônio dos Santos, Pe. Francisco Batista de Andrade, Pe. José Casimiro da Silva, Pe. Rondineli Cristino e Pe. Fábio José Damasceno.

Festas Religiosas

Semana Santa, Pentecostes, Corpus Christi, Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré, Festas de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião, Dias Festivos de São José, Santo Expedito, Santa Rita de Cássia, Santo Antônio, Cônego Heitor e Santa Cecília.

Horários de celebrações:

Sábado 19h – Santa Missa na Igreja do Rosário.

Domingo 08h, 10h30 e 19h – Santa Missa no Santuário.

Pastorais e Movimentos

Apostolado da Oração, Cenáculo com a Rosa Mística, Confraria Nossa Senhora de Nazaré, ECC, Equipe de Encontro de Noivos, Grupo de Acólitos São Tarcísio, Grupo de Oração Jovens Unidos Com Cristo, Grupo de Oração Sagrada Face, MECE, Ministério da Palavra, Ministérios de Música, Orquestra Nossa Senhora de Nazaré, Pastoral da Acolhida, Pastoral do Batismo, Pastoral da Catequese, PASCOM, Pastoral do Dízimo, Pastoral Ecológica, Pastoral da Esperança, Pastoral Familiar, Pastoral dos Romeiros, SSVP, Terço das Mulheres e Terço dos Homens.

Secretaria Paroquial

De Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30min às 18h.

Facebook | Instagram

Praça Nossa Senhora de Nazaré, 81 – Centro